3 Dicas cruciais para você prospectar mais e melhores clientes

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Muitos profissionais de vendas ignoram a o que é prospecção de clientes por acreditarem que basta ter um bom produto com um preço atrativo para que surjam clientes para compra-los.

Um processo de prospecção de clientes bem estruturado e criativo pode gerar resultados expressivos para qualquer negócio, como a venda de imóveis.

Você, corretor, está com dificuldades para entender o que é prospecção de clientes?

Confira então este artigo onde explicamos melhor o que é prospecção de clientes e separamos também 3 dicas para você prospectar mais e melhores clientes.

O que é prospectar clientes?

A prospecção de clientes consiste em buscar novos clientes interessados em comprar imóveis.

O termo acabou surgindo nas atividades de mineração, onde havia a necessidade de se determinar os valores de minas e jazidas de minérios.

Por que prospectar clientes?

Todo negócio, seja na área de vendas ou serviços só sobrevive se houverem clientes interessados em comprar imóveis. E esses clientes precisam primeiramente saber que esse produto existe no mercado.

O profissional de vendas, incluindo aí os corretores de imóveis, que não dedica uma parte do seu tempo à prospecção de clientes fatalmente enfrentará problemas em pouco tempo.

Confira abaixo algumas consequências da falta de prospecção de clientes:

  • Clientes potenciais desconhecem o produto;
  • Carteira de clientes diminuindo ou estacionada;
  • Ausência de novos clientes;
  • Diminuição das vendas.

Mesmo corretores mais experientes acabam pecando ao não atuar proativamente para trazer novos clientes para seus empreendimentos por vários motivos como comodismo, falta de preparo, baixo incentivo financeiro entre outros.

Veja a seguir nossas dicas para prospectar mais e melhores clientes.

1- Como prospectar clientes pela internet?

A internet é hoje um dos melhores lugares para quem quer prospectar clientes interessados em comprar imóveis.

Veja algumas dicas para melhorar sua presença no ambiente digital e ser conhecido por novos potenciais clientes:

  • Entenda o que seus concorrentes fazem: fazer um planejamento baseado no que outros profissionais costumam fazer na internet pode fazer com que você seja mais assertivo em suas ações.
  • Tenha uma abordagem pessoal: existem muitas ferramentas de automação que facilitam a vida de quem é atuante na internet, mas isso torna o contato com o cliente frio e muitas vezes não produz os resultados desejadas. Vale a pena separar um período do dia para manter um contato real com as pessoas.
  • Utilize o poder do inbound marketing: através dessa estratégia você pode criar conteúdos que sejam relevantes para as pessoas que estão à procura de imóveis. Esses conteúdos podem ser e-books, workshops, e outros materiais que serão entregues gratuitamente, bastando que a pessoa informe seu e-mail. Com esses dados você pode construir um relacionamento até que a pessoa sinta-se pronta para comprar um imóvel.

2- Como prospectar clientes pelo facebook?

Se antes as únicas maneiras de prospectar clientes eram através do contato pessoal ou por telefone, hoje as redes sociais são uma verdadeira mina de ouro para quem quer atingir novos clientes.

O Facebook possui mais de 1 bilhão de usuários de todas as idades, gêneros e classes sociais. O profissional de vendas precisa tirar proveito de todo o potencial que a rede oferece.

A plataforma é ótima para vendas diretas ao consumidor final, onde é possível atender de imediato às necessidades reais de clientes interessados em comprar imóveis.

Para conseguir gerar interesse pelo seu material é preciso estar constantemente interagindo com o seu público. Esse contato pode ser feito através de uma participação ativa em grupos onde as pessoas publicam assuntos relacionados a imóveis, mercado imobiliário ou grupos de classificados.

Você pode publicar os imóveis que está vendendo no momento, postar conteúdos que respondam as dúvidas mais comuns dos usuários ou interagir de acordo com as necessidades identificadas nos clientes que querem comprar imóveis.

3- Prospecção de clientes por telefone?

Pegar o telefone e sair discando para todos os números da lista telefônica não funciona. Você só vai conseguir irritar as pessoas que não estão interessadas em imóveis além de gastar um bom dinheiro com os custos das ligações.

Quem pretende fazer um bom trabalho de prospecção de clientes por telefone precisa, antes de qualquer coisa, saber para quem vai ligar.

Primeiro é preciso definir quem é o seu cliente, qual o perfil da pessoa para quem você vai entrar em contato e oferecer o seu produto.

Feito isso, é hora de começar com as ligações, mas é preciso ter em mente que nessas ligações você não deve tentar fechar vendas. Esse contato telefônico servirá para iniciar um relacionamento com os clientes interessados em comprar imóveis.

Por isso é fundamental ter domínio total sobre o seu produto, conhecer todas as especificações e dados técnicos e todas as informações que possam fazer com que a pessoa que está do outro lado da linha fique realmente interessada e deseje estabelecer um contato mais frequente com você.

Conclusão

Trazer novos clientes interessados em comprar imóveis para o seu empreendimento é fundamental para manter sua carteira de clientes oxigenada e manter assim um volume de vendas suficiente para atingir todas as suas metas e objetivos.

Assim, entender o que é prospectar clientes, bem como saber fazer prospecção de clientes por telefone vai fazer com que sua atuação seja muito mais certeira e gere bons resultados.

Saber também como prospectar clientes pelo facebook é mais uma maneira de atingir de modo certeiro clientes que querem comprar imóveis e tem real interesse pelos seus serviços.

Continue acompanhando as novidades aqui no blog que traz tudo para auxiliar os corretores de imóveis a melhorar suas vendas e ajudar seus clientes a realizarem o sonho da compra do imóvel próprio.

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