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4 passos para vender mais imóveis em 2019

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4 passos para vender mais imóveis em 2019
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Você sabe que a situação do país não é a melhor possível, longe disso, crise econômica, crise política, nem a seleção de futebol dá mais resultado, a confiança e o moral andam baixo e isso se reflete naturalmente em um dos principais termômetros da economia o mercado imobiliário.

Mas isso não é novidade nenhuma. Você certamente sente na pele todos os dias as dificuldades e já tá cansado de ouvir problema, quer solução. Por exemplo: como vender mais imóveis na crise?

Essa é uma boa questão e a resposta, essa sim, seria uma novidade. É o que o presente post traz como proposta, fornecer algumas ideias, dicas, um norte de como vender mais imóveis na crise para os que passam por dificuldades e sentem que não estão atualizados como deveria.

Esperamos que nossas dicas possam lhe ser úteis.

Saiba mais sobre como vender mais imóveis na crise a seguir.

Como vender mais imóveis na crise: caia na rede

Se você ainda opera na lógica de investir em anúncios em mídia tradicional e aguardar as mensagens e os telefonemas chegarem, é compreensível o porquê de está passando por dificuldades no setor.

Não que tal estratégia não renda resultados, mas o que ocorre que essa ação isolada sem um planejamento que envolva marketing digital permite a perda de muitas oportunidades, que a concorrência consiga chegar aos clientes em potencial antes de você.

A internet, os dispositivos móveis, mudaram em definitivo o comportamento do consumidor. Antes de pensar em fazer uma abordagem com a corretora, o cidadão vai buscar informação na internet, vai pesquisar imóveis, preços, região, reputação da empresa, do vendedor.

Se você não tiver presente no mundo digital, muito possivelmente outros que estão presentes vão conseguir captar a atenção dos consumidores. Mesmo que não consigam fechar o negócio, concorda que conseguir primeiro a atenção de um cliente potencial é uma boa vantagem, certo?

E não estamos falando aqui de simplesmente colocar um anúncio em um site, mas de marcar presença na web de modo que a sua marca, o seu produto adquira valor perante o cliente, que forneça uma boa experiência que a torne memorável.

Estamos falando de inbound marketing.

inbound marketing é um dos passos, e importante, de como vender mais imóveis na crise.

Mas o que é inbound marketing?

É toda estratégia executada no campo digital com objetivo de atrair clientes. Veja, é diferente de pagar anúncios para que sua marca alcance um público alvo, porque nesse caso é você que está se dirigindo ao público e não o público espontaneamente se dirigindo a você.

Embora seja uma estratégia válida, o interessante do inbound marketing é o baixo custo para conseguir resultados.

Os resultados são medidos pelo chamado tráfego orgânico, os cliques que sua página, site, blog recebe sem está relacionado a publicidade paga.

Uma boa estratégia de inbound marketing envolve:

Marketing de conteúdo

É a ação de desenvolver conteúdo que seja do interesse do público-alvo, que agregue informação de qualidade, que não se resuma a uma simples propaganda do seu serviço ou produto.

É como uma troca: eu clico no seu site, procuro mais informações sobre a empresa e o que oferece desde que me forneça as informações de que preciso.

Por exemplo, uma pessoa interessada em comprar um apartamento e quer se informar de como funciona a parte burocrática, todos os custos envolvidos para fechar a compra.

Ela resolve se informar primeiro na internet. Se você fez um texto a respeito sobre o assunto, seja no site da empresa, no blog ou na rede social e aparecer nos resultados da pesquisa, o indivíduo vai se interessar pelo assunto e clicar na página.

Se gostar do assunto, vai procurar mais informações no local. É nesse momento que deve colocar em pontos estratégicos os links que direcionam para as informações principais, produtos, serviços, formas de contato.

“Para vender mais imóveis em 2019, o corretor deve investir em mídias, medir resultados, seguir a risca o funil de vendas e gerar MUITO conteúdo de valor para o cliente final”.

Alex Koeche.
Gerente de Alta Performance da 321Achei.

Outra estratégia envolvendo marketing de conteúdo é conseguir o máximo de informações possíveis sobre o consumidor que demonstrou interesse em consumir seu produto ou serviço. Esse consumidor é chamado de lead.

E como conseguir informações desse tipo de consumidor?

Seja por meio do contato direto, quando este entra em contato com a empresa de alguma forma, seja conseguindo obter o seu e-mail ou telefone. Por isso é sempre importante deixar a disposição um formulário de cadastro no site para os que quiserem obter mais informações.

“É o principal foco da 321. Em 6 meses tivemos um grande avanço. Corretores e construtoras que confiaram em nós, conseguiram muitos leads”.

Mayara Torres
Gerente de Marketing da 321Achei.

Outro aspecto importante do marketing de conteúdo é o de conferir autoridade sobre a área que o profissional atua. Ao oferecer conteúdos de qualidades que dê informações corretas e completas sobre o segmento, os leitores passarão a identificar o autor ou empresa como uma referência na área, alguém que domina o assunto e vão se sentir mais seguras para tirar dúvidas ou buscar informações de forma mais direta.

SEO

 É a abreviação do termo em inglês Search Engine Optimization (SEO) que se trata de um conjunto de técnicas para ranquear um texto, uma página nos primeiros resultados dos buscadores, o Google principalmente, ao se pesquisar por um assunto. É baseado em palavras chaves. Por exemplo:

Ao se pesquisar sobre imóveis em determinada região, cidade, o interessado irá digitar no Google “apartamento em tal lugar”. O buscador irá buscar os textos que apresentam essa expressão e que contenha as informações mais completas e confiáveis sobre o assunto. São alguns dos critérios para posicionar conteúdos entre as primeiras colocações dos resultados.

Por isso é necessário escrever conteúdos baseados nas pesquisas mais realizadas pelo público alvo.

Mídias Sociais

O terceiro pilar do marketing de conteúdo que apresentamos neste post sobre como vender mais imóveis na crise é as mídias sociais. Saber usá-las e divulgar conteúdos relevantes sobre a área e a empresa é importante para conseguir alcançar mais pessoas.

Se associe a empresas de renome

Continuando sobre as dicas de como vender mais imóveis na crise, você pode estudar a fundo todas essas dicas sobre inbound marketing, colocar a mão na massa e fazer tudo sozinho.

Não seria o primeiro e nem o último.

No entanto, esse trabalho requer dedicação e tempo e os primeiros resultados começam a surgir após bater bastante a cabeça. Um jeito mais simples e rápido de obter boa presença digital, e dessa forma captar mais clientes, é se associar a empresas com experiência de divulgação e promoção de conteúdo em ambiente virtual, que é o caso da 321Achei.

“Conseguimos alcançar leads de até 0,76 centavos para um de nossos clientes. É uma conquista para nós, pois por trás deste valor, tem muito trabalho duro e pesquisas da nossa equipe”.

Alex Koeche.
Gerente de Alta Performance da 321Achei.

“Isto é a nossa mídia paga, nosso principal objetivo é levar o menor valor possível para nossos clientes e parceiros. E de forma orgânica, a 321 vêm alcançado muitos resultados através do Inbound Marketing”.

Mayara Torres
Gerente de Marketing da 321Achei.

Pós-internet

E depois da fase da internet? Evidentemente que a concretização do negócio ocorrerá fora do ambiente virtual, o que exigirá habilidades de venda do corretor.

Mas temos algumas dicas de como vender mais imóveis na crise nessa fase.

Como vender mais imóveis na crise? Agregue valor.

Certamente está acostumado com clientes querendo pechinchar o preço, alegando que o imóvel está muito caro etc, principalmente em tempos de crise. Isso é do jogo.

Mas se o cliente insistir muito nessa questão do preço, não entre em uma briga desequilibrada por valores. Tente demonstrar ao cliente como o imóvel pode atender as suas necessidades, como ele tem qualidades únicas na região que se situa, apresente informação, não foque apenas na exposição fria do ambiente.

E para acrescentar informação relevante que seja persuasória ao interessado é necessário fazer um bom trabalho de pesquisa, colher as principais informações, falar menos e ouvir mais.

Como vender mais imóveis na crise? Trabalhe com ideias.

Muitos corretores acabam fazendo o papel de apenas cumpridores de tarefas. Cliente informa que precisa de imóvel com tal característica, faz-se a seleção, apresenta, ele não gosta de nenhum e vai embora.

Esse é um foco errado para se trabalhar com o produto. Não se deve vender apenas o imóvel que o cliente pede, mas o que ele precisa.

É comum um cliente solicitar a apresentação de imóveis que apresentem determinadas características pensando que somente tais construções podem atender suas necessidades, mas ocorre de não saber que outros tipos de imóveis também podem suprir tais necessidades ou atendê-las de melhor forma. O cliente muitas vezes não sabe o que precisa.

Cabe ao corretor fazê-lo ter um “insight”, adquirir uma nova perspectiva. Por isso é importante estudar bem os interessados.

Conclusão

Neste post apresentamos algumas dicas de como vender mais imóveis na crise. É necessário garantir presença digital para atrair os clientes em potenciais que usam com mais frequência a internet para colher as primeiras informações sobre o produto que querem adquirir.

É preciso investir em marketing digital, inbound marketing. Esse trabalho pode ser feito sem grandes gastos pela própria imobiliária ou profissional, no entanto contratar uma empresa especializada no assunto gera resultados mais rápidos e ocupa menos tempo.

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