Uma marca imobiliária, ou de qualquer outro ramo, tem a função de identificar determinada empresa ou profissional perante o público, associá-los facilmente ao produto ou serviço que oferecem.
A construção da identidade visual de uma marca imobiliária deve seguir critérios que:
- Gere uma boa primeira impressão no possível cliente, uma logomarca mal produzida ou pensada denota desleixo e incompetência, palavras nem um pouco agradáveis para emergir da mente do público ao avistar o símbolo que representa o seu trabalho;
- Deve expressar os valores, o estilo, a filosofia que norteia o trabalho desenvolvido pelos representantes da marca.
Um profissional que enxerga como melhor virtude a experiência pode expressar esse princípio adotando fontes e linhas tradicionais para construir a identidade visual. Aos que prezam pela inovação e ousadia, é recomendável optar por estilo mais moderno ou experimental. Em suma, a marca deve expressar o espírito de quem a representa. Ela é o primeiro canal de comunicação entre negócio e clientes e é importante que comunique qual o posicionamento da instituição no mercado.
Como assim posicionamento?
Por exemplo, é de conhecimento a forte concorrência existente no mercado de trabalho e que há vários nichos dentro desse mercado. Dependendo da área de atuação, o corretor ou corretora pode entender ser mais vantajoso se especializar em um nicho do que atender o mercado em geral.

Definir para que tipo de público se destina é marcar um posicionamento. E esse posicionamento pode ser transmitido já na identidade visual para contribuir em chamar a atenção do público a que se destina.
Por exemplo, digamos que o seu nicho seja apartamento de alto padrão. É interessante colocar na sua marca imobiliária elementos que associem a esse universo de glamour, sofisticação, luxo etc.
A construção da marca imobiliária começa no planejamento do negócio
Ou seja, fica perceptível com essas informações que não basta, de repente, contratar um designer ou arregaçar as mangas e fazer a sua própria identidade visual sem antes fazer o planejamento completo de seu negócio.
A marca imobiliária tem que sintetizar os principais detalhes que gostaria de passar ao público mesmo que de maneira muito sucinta.
É preciso ter definido todos os detalhes de seu negócio antes de construir a identidade visual e o primeiro ponto a definir pode ser justamente o posicionamento.
Posicionamento da marca
Como dito mais acima, o posicionamento diz respeito ao mercado que pretende investir. É nada mais do que definir qual o público irá se dirigir, o seu público alvo.
Essa definição não é só importante em termos de construção de marca imobiliária, mas para que possa identificar oportunidades, as necessidades e soluções que seu negócio pode apresentar e com isso se diferenciar da concorrência.
Definição de imagem
Essa é a parte que diz respeito à imagem profissional que quer projetar, que julga mais eficaz para atrair o público que deseja. Essa imagem é transmitida não só pelo sistema de trabalho adotado, mas também pela linguagem empregada e pela forma de se apresentar ao público, o visual.
É aqui que entra a parte do tradicional, moderno, ousado etc.
Forma de divulgação
As plataformas de divulgação também são uma oportunidade de demonstração do perfil da empresa, da marca imobiliária. A simples escolha de uma mídia de divulgação já pode dizer muito sobre o perfil do profissional. Por exemplo, anunciar somente em canais tradicionais evidencia como a empresa (ou profissional) é conservadora em suas decisões. Anunciar em novas mídias evidencia que a empresa é mais disposta a inovar, experimentar, assumir alguns riscos,
Não importa a mídia, a identidade visual tem que ser preservada, tem que ser padronizada em todas as formas de divulgação.
Conheça a concorrência
Uma ótima forma de definir o posicionamento, imagem, meios de divulgação é analisar a concorrência. A análise serve tanto para verificar o espaço que ela já ocupa e o que está funcionando ou não.
Essas informações auxiliarão para que defina qual estratégia adotar, que imagem adotar para a sua marca imobiliária.
A identidade
Definido todos esses pontos chega finalmente a hora de se debruçar sobre a construção da imagem propriamente dita, da marca imobiliária.
Como dito anteriormente, a escolha do traçado, fontes, cores, deve sintetizar as principais características do negócio, o seu espírito, seus valores, sua personalidade.
Contudo, tal expressão não pode resultar em um longo extravagante ou complicado. A limpeza visual é importantíssima para a legibilidade da logomarca, para que os consumidores possam identificar e entender do que se trata a logo.
Ele tem que ser fácil de ler e deve atrair a atenção. “Leveza”, talvez seja o termo que melhor defina a principal qualidade de uma logomarca, leveza, simplicidade, objetividade.
Claro que passar todas essas qualidades, informações, não é algo simples de se fazer como muitos podem pensar. Por isso, fazer por conta própria uma logomarca, sem ter os conhecimentos técnicos necessários, é muito arriscado.
É sempre mais sensato e prudente contratar os serviços de um especialista em construção de identidade visual de marca imobiliária. Isso não significa que o profissional irá fazer a logo conforme a sua conveniência. Cabe a você passar os valores, os pontos que definiu para ser transmitido na marca imobiliária. Munido dessas informações, o design irá desenvolver uma logo que atenda seus objetivos.
Slogan da marca imobiliária
Não é obrigatório a marca imobiliária vim acompanhada de um slogan, contudo esse recurso é útil para atrair e gravar na memória do cliente o símbolo do negócio. O slogan deve ser atrativo e manter a mensagem global do empreendimento, isto é, deve ter o mesmo tom da personalidade que busca dá ao negócio e que influiu na identidade visual.
O slogan considerado ideal apresenta as seguintes características:
- Identificação: slogan que apresente uma mensagem consistente a imagem da marca;
- Memorável: que consiga ser lembrado por anos. Exemplos: De “Mulher pra mulher…”, “Quem disse que não dá…”, “Amo muito tudo isso”,”A cerveja que desce redondo”, “A gente se liga em você”.
- Benéfica: revelar a finalidade e a vantagem de se trabalhar com a marca e não com outra;
- Diferencial: ser criativa;
- Simplicidade: ser objetiva e simples de entender.
Gostou deste conteúdo sobre marca imobiliária? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Leia mais de nosso conteúdo.