7 Idéias e Estratégias de Marketing Imobiliário

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Você que está começando no segmento ou é veterano, mas sente que está desatualizado será útil ler este post sobre estratégias de marketing imobiliário.

O cenário que se apresenta hoje no segmento é de extrema competitividade.

Primeiro porque faz parte da lógica do brasileiro investir em uma casa própria como forma de melhorar a sua condição de vida, seu poder financeiro, uma vez livre do aluguel ou por simplesmente não ver sentido em gastar dinheiro mensal para algo que não será efetivamente seu nem a médio ou longo prazo.

Tal desejo, necessidade, faz com que a demanda por esse mercado seja alto, o que incentiva construtoras, incorporadoras, imobiliárias, agentes etc, a investir maciçamente na construção de imóveis.

Segundo temos o déficit habitacional das grandes cidades, como São Paulo, por exemplo, área de contínua recepção de migrantes, turistas, trabalhadores etc. Tal volume faz com que bons imóveis sejam sempre muito disputados servindo de mais um estímulo para investimento no setor.

E terceiro temos a difusão de tecnologias da informação por todos os extratos sociais do país nos últimos anos, tornando a produção e o acesso a informação muito mais dinâmica e viável em termos financeiros, devido a seu baixo custo. Tal massificação incluiu um competidor de peso para os grandes e tradicionais meios de comunicação do país no que tange no poder de influência, de publicidade: a internet.

Se constata que é possível obter os mesmos resultados ou até mais eficientes investindo em estratégias de marketing imobiliário na internet do que nas grandes redes de TV, rádio ou jornal. E com um custo de produção bem mais baixo.

marketing imobiliário

Tal realidade fez com que um microempreendedor conseguisse competir de igual para igual com gigantes do mercado, bastando para isso uma boa estratégia e aplicação.

E como isso afeta o mercado imobiliário?

Tal poder de influência a custo tão baixo tornou viável para muitas pessoas abrirem o seu próprio negócio, seja para satisfazer um desejo pessoal antigo ou em razão da depressão econômica, incluindo milhares de pessoas no segmento que tem o marketing como um dos principais pilares de sua sustentação.

Ou seja, como já deve ter ficado claro, colegas de profissão é o que não falta perto de ti, principalmente se trabalha em centro urbano populoso.

Agora pense essa multidão de profissionais disputando os mesmos clientes.

Como conseguir se destacar?

É preciso apresentar um diferencial, entender o que o público quer e atraí-lo e para tanto é necessário traçar estratégias de marketing imobiliário. Estratégias que o distinga da concorrência, sem as quais simplesmente reproduzirá as mesmas práticas, se tornando mais um na fila do pão.

E o que hoje é considerado como parte das boas estratégias de marketing imobiliário? O que é considerado atual diante do contexto de sociedade hiperconectada com a internet?

Relacionamento é o diferencial

A chave de uma boa estratégia de marketing é relacionamento. Sempre foi e no caso do mercado imobiliário essa necessidade é mais acintosa.

Porque comprar imóvel não é o mesmo que comprar uma torradeira. Além da diferença óbvia de valores, há sentimento envolvido. Um projeto de uma vida, o sonho da casa própria, de um negócio pessoal. Além do receio enorme de se fazer uma má aquisição. É uma compra que envolve muito o emocional.

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Para conquistar, persuadir o cliente de que ele está fazendo o negócio certo, para que ele faça o movimento decisivo de compra é necessário conquistar a sua confiança.

E para conquistar confiança é preciso primeiro desenvolver um relacionamento.

E nesse sentido de gerar relacionamento não há meio melhor do que a internet, as mídias sociais.

Pois pense, um anúncio na TV apenas exprimi uma mensagem imperativa, “compre isso”, “compre aquilo”. Na internet é possível estimular o cliente a interagir, curtir, comentar, compartilhar, a fazer perguntas e respondê-lo prontamente. E como ele pode acessar suas redes sociais em praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, fica muito mais fácil se comunicar e desenvolver um diálogo.

Esse é o principal aspecto das estratégias de marketing imobiliário digital, buscar o desenvolvimento de relacionamento.

Estratégias de marketing imobiliário

É importante que conheça o inbound marketing para traçar suas estratégias de marketing imobiliário, pois tal conceito se adéqua perfeitamente as características do meio digital e ao objetivo de gerar relacionamento.

O inbound marketing é um método de estabelecer contato com o público alvo de modo a entregar valor, agregar conhecimento para atrair e converter esse interesse em vendas. Tornar a pessoa atingida não só em cliente, mas uma defensora da marca em razão de suas experiências positivas seja consumindo o conteúdo, produto ou serviço da marca.

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As estratégias de marketing imobiliário baseado em inbound marketing são divididas em 4 fases:

  • Atração de visitantes seja para o blog ou site da empresa;
  • Conversão desses visitantes em leads (pessoas interessadas pelo seu conteúdo);
  • Transformação de leads em clientes;
  • Transformar os clientes em divulgadores espontâneos da marca.

Então para executar essas estratégias de marketing imobiliário baseados em inbound marketing vimos que é preciso ter um:

Site ou blog

Ter um site ou blog é fundamental para o bom êxito das estratégias de marketing imobiliário, pois é preciso atrair os visitantes, os interessados para uma página específica estimulando que tenha contato com outros conteúdos, produtos, serviços, que estimule o contato do visitante.

É pelo site ou blog que se transforma um visitante em lead, ao tornar disponível um canal para assinatura de conteúdo exclusivo ou liberação de material promocional, e-book, sorteios, promoção etc.

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Invista em um site simples e objetivo, de fácil navegação e que contenha as principais informações bem localizadas. É importante também que seja adaptável para diferentes tipos de tela, que seja responsivo.

Produção de conteúdo

Faz parte das estratégias de marketing imobiliário produzir conteúdo, pois é dessa forma que atrairá a atenção do público alvo. Mas não pode ser um conteúdo apenas de caráter impositivo, panfletário, “queima de estoque”, esse tipo, tem que ser um material que, primeiro, agregue algum conhecimento ao leitor, seja informando sobre um aspecto interessante ou pouco conhecido sobre o mercado imobiliário, seja tirando uma dúvida que muita gente manifesta a respeito de determinado tema.

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Esse conteúdo deve acrescentar algo, auxiliar o leitor, esclarecer dúvidas, ser útil de alguma forma para que o visitante tenha uma boa experiência.

Outro ponto importante da produção de conteúdo é que um bom material colabora para construir a sua imagem, sua ou de seu negócio, como uma verdadeira autoridade sobre o assunto.

Construir tal imagem é importante para que se torne uma referência quando o assunto for mercado imobiliário, para se fixar na lembrança das pessoas e, assim, influenciá-las a negociar com você.

Então além de atrair a produção de conteúdo serve para construir a imagem de autoridade sobre o assunto que trabalha e consequentemente de uma referência no setor. Esse conteúdo poder exposto no site ou blog e ser replicado nas mídias sociais.

As redes sociais

E por falar em redes sociais elas são outro recurso de valor nas estratégias de marketing imobiliário.

As mídias sociais viraram uma febre, praticamente todo mundo tem e passa boas horas do dia conectado. Tal volume e assiduidade torna praticamente obrigatório marcar presença na web via redes sociais.

Como apontado anteriormente, você pode tanto replicar um conteúdo que produziu para o blog ou site, como pode desenvolver um conteúdo próprio para cada plataforma.

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 É um bom ponto a se abordar neste texto sobre estratégias de marketing imobiliário. As redes sociais apesar de terem uma lógica parecida, não são iguais, cada uma pede um conteúdo, um formato, uma linguagem diferente.

Há mídias que são mais focadas em imagens, outras em vídeos, em outras o textual é mais presente, uma pede uma linguagem mais descontraída, uma linguagem de internet, enquanto há tipos que predomina um estilo mais formal, como se estivesse em uma reunião de negócios.

Todas pedem um conteúdo em um formato específico ainda que o teor seja o mesmo.

Os anúncios nas redes sociais

Também vale mencionar que publicações em redes sociais sem impulsionar por meio de anúncios pagos dificilmente gera o alcance desejado, ao menos de começo. Isto porque nem todos os usuários que te seguem ou curtem sua página terão acesso garantido as suas postagens na própria timeline, por questão do algoritmo das redes sociais selecionarem o conteúdo que gerou mais interesse do usuário nos últimos tempos e priorizá-lo em detrimento de outros menos prestigiados ou recentes.

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Fora o fator econômico, pois as redes sociais querem estimular os cadastrados a pagarem por anúncios. Se todo conteúdo divulgado de graça na página alcançar toda ou a maior parte dos usuários que estão relacionados de alguma forma a você e seu negócio, não haveria motivo de se pagar por anúncios online para se obter desempenho semelhante ao da publicação gratuita.

Mas o lado positivo é que você pode determina o orçamento, a quantidade de dias de divulgação, o público alvo a se atingir,pode definir todas as condições que julgar ideal para suas estratégias de marketing imobiliário.

Exponha em plataformas imobiliárias

Outro bom recurso dentro das estratégias de marketing imobiliário é recorrer as plataformas imobiliárias.

Essas plataformas são uma página de anúncios online de imóveis. Se mostram uma ferramenta que proporciona várias vantagens dentro das estratégias de marketing imobiliário porque contam com um público cativo e qualificado. Essas plataformas, as principais, vêm formando uma base de clientes, atraindo e convertendo leads há algum tempo e continuam a fazê-lo para manter a audiência desses sites e, dessa forma, continuar relevantes para os anunciantes.

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Ou seja, se ainda está no princípio de construção de público na internet, as plataformas imobiliárias proporcionam contato com expressivo público sem necessitar de grande esforço ou investimento.

E mais do que atrair um grande público, os visitantes dessas páginas costumam ser pessoas interessas pelo assunto, têm interesse em adquirir ou pesquisar preços de imóveis. Perfil de usuário, de visitante, sempre mais interessante de se manter contato porque em tese terá menos resistência para fechar uma compra.

               SEO

Outra vantagem a se enumerar a favor das páginas de anúncios online de imóveis é o trabalho de otimização de páginas e de postagens. Estamos falando de Search Engine Optimization (SEO) ou optimização de página.

Se trata de uma séries de critérios estabelecidos pelos algoritmos dos principais buscadores da internet, página como o Google onde você digita sobre um assunto para encontrar conteúdo referente ao material pesquisado, para classificar quais postagens, páginas, sites que abordam sobre o tema de interesse têm mais relevância do que outros. Em outras palavras, os critérios para definir quem vai encabeçar as primeiras posições na primeira página de resultados.

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Ficar ranqueado entre os primeiros é o sonho de consumo de qualquer das estratégias de marketing imobiliário, pois há várias pesquisam que apontam que a maioria dos usuários clica somente nos resultados da primeira página de pesquisa. Poucos são aqueles que desbravam as restantes.

Ciente dessa importância das primeiras colocações, os buscadores definiram critérios para fazer esse ranqueamento. E veja bem, não estamos falando de anúncios pagos, estamos falando de ranqueamento de conteúdo sem necessitar pagar um centavo para o buscador. Por isso é tão vantajoso ficar entre os primeiros da lista de resultados, baixo ou nenhum custo e público garantido para sua página ou site.

Um desses critérios são os anos de atividade do blog/site, quanto mais velho melhor, o tamanho do conteúdo, número de palavras sobre determinado tema, a quantidade de palavras relacionadas ao assunto de pesquisa que aparece durante o texto, a quantidade de links, referencias obtidas em outros sites, entre diversas outras que podem chegar na casa de centena.

               Padronização SEO sem esforço

As plataformas imobiliárias, como a 321Achei, já padroniza o site e as postagens do anúncio com esses critérios, exigências para ficar bem ranqueado no Google, não precisando do anunciante quebrar a cabeça para produzir conteúdo que se adeque a essas exigências ou precisar estudar profundamente sobre o tema.

Público cativo, numeroso e de qualidade, otimização de site e de conteúdo já incluso não precisando de conhecimentos prévios sobre o tema ou de investimento de tempo para se adequar as exigências para ranqueamento. Plataformas imobiliárias trazem grandes vantagens.

Recompense os seus clientes mais engajados

Como citado anteriormente o objetivo do inbound marketing é converter o interessado em cliente e o cliente em promotor natural da marca ao se estabelecer uma relação de confiança devido a troca de boas experiências com o produto ou serviço.

Essa dica entra na lista de estratégias de marketing imobiliário para se obter engajamento espontâneo.

É interessante pensar em recompensas para os clientes que se mostrarem genuinamente fieis, divulgarem a marca contando a boa experiência que tiveram, indicando para amigos e familiares. Esse é o melhor marketing possível desde que o mundo é mundo, o boca a boca. Nada mais estimulante, persuasivo de ouvir de alguém que deposita confiança, respeito, recomendação sobre um produto ou serviço. As chances de se interessar, querer saber mais a respeito, quebrar algumas resistências, receios em relação a marca aumentam sensivelmente.

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E você pode estimular que os seus clientes tenham esse comportamento ao fazer anúncios de que premiará os clientes que fizerem uma recomendação, pode pensar em uma promoção cujas regras de participação envolva marcar um conhecido em um post da empresa para que mais pessoas tenham contato com o seu negócio sem precisar gastar dinheiro com anúncios.

O prêmio a se ofertar para os participantes ou engajadores genuínos inclui desde e-book, a descontos, a visitas em 3D, câmera 360º etc. Use a criatividade.

Analise os resultados

Não importa quais das estratégias de marketing imobiliário que tenha optado seguir, todas devem ter um capítulo, uma sessão especial para as métricas de resultados, que nada mais são do que análise de desempenho.

Natural e prudente durante a execução de uma estratégia dispor de mecanismos que mostrem resultados parciais para indicar se a ação, o planejamento está colhendo os frutos almejados ou não.

A resposta desses indicadores poderão ser determinantes para continuar com o planejamento traçado, promover ajustes ou alterar completamente a diretriz acertada inicialmente.

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E quais seriam essas ferramentas, mecanismos, métricas a se utilizar para fazer tais apreciações sobre o desempenho das estratégias de marketing imobiliário?

Tudo irá depender do objetivo que traçou. A meta era conseguir mais visitas ao seu site ou blog? Normalmente essas páginas apresentam as estatísticas, o número de acesso, de visitantes que a página recebeu durante um período. As redes sociais como o Facebook também contam com recursos semelhantes que apontam quantos cliques determinadas postagem receberam, número de pessoas alcançadas, curtidas, comentários, compartilhamentos.

Esses dados são uma das métricas a se utilizar para verificação de resultados, constatar quais estratégias, tipos de publicação foram mais eficientes para engajar o público ou não.

               Taxa de rejeição

Outra métrica de valor para se analisar desempenho, resultados é a taxa de rejeição. Não há um campo específico que exponha quais ou quantas pessoas abandonaram a leitura de um conteúdo seu ou verdadeiramente não gostaram, porque a maioria não é de expressar descontentamento, até por não ter um botão como o “curtir” para essa finalidade, então, obter números precisos é complicado. Mas uma forma de se ter uma noção quanto a rejeição, primeiro é o número de pessoas que deixaram de curtir a página da rede social, por exemplo, e os eventuais comentários negativos a respeito do conteúdo.

Esses são indicativos de que a estratégia não está surtido o efeito esperado.

E essas foram algumas de nossas dicas sobre estratégias de marketing imobiliário. Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você, tenha esclarecidos alguns pontos e apontado caminhos animadores para o seu negócio.

Tenha uma jornada de sucesso e precisando de mais conteúdo sobre o tema, mais conteúdo envolvendo o mercado imobiliário não deixe de acessar o blog Pro Corretor da 321Achei.

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