8 Casas histórias que seriam fascinantes para avaliar

0

Depois de anos trabalhando como corretor, anos trabalhando na mesma cidade, o trabalho de avaliação de casa pode se tornar monótono, sem grandes novidades ou desafios. E se caísse na sua mão a tarefa de avaliar um imóvel definitivamente fora dos padrões, como um monumento histórico?

Foi esse exercício que uma publicação norte-americana propôs para os seus leitores do meio imobiliário. Pesquisando, descobriu quais os centros históricos que os leitores mais gostariam de avaliar.

Muitos comentaram que a avaliação de casa com tantas particularidades como os monumentos históricos proporcionaram um desafio complexo e interessante para quem trabalha no meio.

Inspirado nessa brincadeira, propomos também a você, leitor do Pro Corretor, que gostaria de fazer uma avaliação de casa diferente para sair da mesmice, imaginar como seria a sua avaliação de algumas casas históricas no Brasil.

Confira a nossa lista abaixo e veja algumas curiosidades a respeito de cada monumento histórico.

Avaliação de casa: Biblioteca Nacional (RJ)

Imagine na incumbência de avaliação de casa sendo essa casa a que fica situada na Avenida Rio Branco, 213 – Centro – Rio de Janeiro.

Para começar essa casa é dona da 8º maior biblioteca do mundo e a maior da América Latina. Seu acervo conta com 9 milhões de volumes e claro que dentre esses milhões conta com raridades. Mas possíveis compradores podem desejar que o espaço seja usado para outros fins. Por isso, outros aspectos contariam mais como a arquitetura e quando a biblioteca foi construída.

A arquitetura é suntuosa, uma mistura de art noveau e neoclássico. Sem dúvida, uma identidade visual com muita personalidade como não se vê mais facilmente.

Quanto ao ano de fundação saiba que dentre as milhões de obras da biblioteca se encontram obras raras trazidas por ninguém menos do que Dom João VI.

Avaliação de casa: Theatro municipal (RJ)

Imóvel que fica do lado da Biblioteca Nacional e é um pouquinho mais recente: foi inaugurado em 1909. Certamente é um dos prédios mais belos da cidade e se não for o mais belo do período em que foi construído, um momento de transformação urbana na cidade maravilhosa, mesclando conceitos clássicos e modernos de arquitetura.

O Theatro comporta até 2252 pessoas e passou por um grande processo de restauração em 2008. Um plus a mais é que fica situado na praça mais icônica da cidade: Cinelândia.

Avaliação de casa: Palácio da Aclamação (BA)

Palacios

E essa avaliação de casa: uma construção com elementos neoclássicos, neo-rococó e neobarroco. O teto da recepção tem escultura de pássaros e as colunas construídas com uma técnica que lembra o mármore rosa. Os móveis que decoram o Palácio da Aclamação são ao estilo Luís XIV e o salão principal construído com clara inspiração no Palácio de Versalhes.

Já foi casa dos governadores do Estado e já recebeu a Rainha Elizabeth II em 1968.  Foi vendida ao estado da Bahia em 1911 e dois anos depois virou palácio. Atualmente é um museu que abre apenas para eventos especiais.

Avaliação de casa: Casa da Bromélia (BA)

Sem dúvida alguma uma das casas mais modernas e descoladas que se tem notícia no Brasil. A avaliação desse imóvel é um desafio considerável, pois conta com uma arquitetura que muitos classificariam como exótica, outros, de moderna, contudo é indiscutível que transborda personalidade. Se for desejo do comprador algo diferente e funcional, a Casa da Bromélia é o lugar que ele procura.

Como descrever essa casa? Tem dois pavimentos deslocados. É isso mesmo, “deslocados” e não descolados”, embora também sejam. A impressão é que um pavimento começou a ser retirado da posição original, como uma peça de um quebra cabeça, enquanto que a parte superior permanece inalterável.

Esses dois pavimentos são ligados por uma escada em balanço dentro de uma grande janela. Janela de 16 metros quadrados.

Mas não é só.

Uma das fachadas é composta completamente com madeira, e a outra metade, de vidro. Há apenas uma janela que se projeta para fora e está no meio da casa. É por essa janela que se recebe a luz do sol poente que ilumina todo o imóvel.

A casa fica situada na Rua das Bromélias, em Alphaville 2, ocupando 210 metros quadrados. Chama atenção de turistas e de locais desde 2011, quando foi construída.

Palacete Wolf (PR)

A avaliação de casa do Palacete Wolf sem dúvida deve levar em conta as histórias que tem para contar. É um dos imóveis mais antigos do Paraná. Foi construída em 1880 e já foi sedes de:

  • Colégios;
  • Corpo Policial da Província;
  • Sede do governo do Paraná;
  • Quartel general do 5º Distrito do Exército durante a Revolução Federalista de 1894;
  • Câmara Municipal;
  • Loja Maçônica.

Atualmente é sede do instituto Municipal de Turismo.

Ufa!

Fundação Ema Klabin (SP)

A coleção de arte de Ema Klabin era tão monumental que foi preciso construir uma mansão para abrigar o acervo. O imóvel conta com a reunião de elementos clássicos com materiais de acabamentos modernos.

Essa reunião de elementos distintos é perceptível ao se avaliar os arcos plenos nas portas e janelas (clássicos) e os materiais modernos expostos logo na fachada.

A Fundação Ema Klabin atualmente, como não podia deixar de ser, é um museu e pode ser visitado por qualquer pessoa desde que faça agendamento. O valor do ingresso é módico, mas, caso não queira literalmente pagar para ver, ao menos um dia da semana a é entrada é gratuita, geralmente as sextas.

Casa das Rosas

Só a localização dessa casa é um trunfo e tanto. A principal avenida da cidade mais populosa e endinheirada do país: Avenida paulista. Foi projetada pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo.

A Casa das Rosas é uma mansão inspirada no estilo clássico francês.

Tem 30 cômodos, edícula, jardim e um pomar. 

A mansão é do começo do século XX, sendo construída para abrigar os herdeiros de Ramos de Azevedo. Em 1991, a casa, já sob a administração estadual, passou a ser um espaço cultural, principalmente aos amantes da literatura.

Abre todos os dias para visitação e a entrada é gratuita.

O que achou? Habilita-se para fazer um exercício de avaliação de casa com esses monumentos históricos? Conte pra gente o resultado de seus estudos nos comentários!

Se gostou deste conteúdo sobre avaliação de casa, então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Leia mais de nosso conteúdo.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.