Como usar seu site ou blog para atrair leads para o seu imóvel

0

Você sabe que ter um site ou blog é importantíssimo para captar novos clientes, atrair público, afinal às pessoas passa mais tempo nas redes sociais do que dormindo (ou trabalhando). Sabendo disso investiu o que pôde para fazer o site ou blog, mas os resultados não estão acontecendo, não está conseguindo atrair novos clientes. O que nos leva ao tema central deste post: como gerar leads com um blog?

Uma pergunta super oportuna, porque não basta apenas colocar um blog ou site no ar, é preciso torná-lo interessante para o seu público alvo. Neste post vamos passar algumas estratégias que pode adotar para atrair mais leads a sua página e dicas úteis para melhorar os seus resultados.

Mas para evitar qualquer tipo de desencontro de informações, vale explicarmos rapidamente o que é “lead”.

Como gerar leads com um blog: o que é lead?

Lead é um termo muito utilizado nos departamentos de marketing para se referir a uma oportunidade de negócio, um cliente em potencial.

Claro que, em tese, todo o mercado de um segmento se configura como oportunidade de negócio e todas as pessoas dentro desse universo são clientes em potencial. Mas o que faz tais pessoas serem classificadas como lead é o interesse manifesto pelo seu produto ou serviço.

Por exemplo, digamos que você trabalha produzindo chocolate. Milhões de pessoas gostam de chocolate, mas as que serão classificadas como leads são as que de alguma forma entrar em contato com o seu negócio, seja pedindo informações, tirando dúvidas, curtindo um conteúdo etc.

São pessoas que espontaneamente demonstram ter interesse pelo produto ou serviço que trabalha, por isso é mais produtivo investir os seus esforços para fechar uma venda com elas do que com outras pessoas que não sabe se tem interesse de fato ou não pelo que produz. A chance de bom resultado é maior.

A lógica na geração de leads é atrair a atenção de pessoas interessadas, fazê-las entrar em contato e obter informações úteis a respeito dessa pessoa.

Essas informações úteis são formas de contato, email, telefone, rede social etc.

Essas informações são importantes, fundamentais até, porque poderá direcionar conteúdo para essas pessoas conforme o interesse que manifestaram e o grau de conhecimento que dominam sobre a área e seus serviços.

Esse recurso não só para conquistar clientes, mas para fazer o pós-venda e a fidelização.

Mas como gerar leads com um blog?

Entendido o conceito do lead, vem o “x” da questão: como gerar leads com um blog? Como atrair pessoas para o seu negócio, para seus anúncios de imóveis.

O primeiro que deve fazer é entender quem é o seu público, o perfil de seu público. O que o seu público busca? Quais são as dúvidas mais frequentes? O que considera como grandes vantagens? O que o impede, por exemplo, de acessar anúncios de imobiliárias ou vendedores desconhecidos? Como derrubar a resistência de seu público?

Com a definição de seu público e com essas perguntas em mente (se puder investir em pesquisas diretas ao seu público alvo, melhor ainda), você precisa desenvolver conteúdo.

Importância do conteúdo

O conteúdo é o cheirinho agradável do café coado na hora, da feijoada sendo feita, do bolo sendo preparado. É o conteúdo que irar atrair as pessoas para o que interessa: o prato principal, seus anúncios.

É bem verdade que investir em anúncios pagos também é uma forma de atrair público, mas o diferencial do conteúdo é que ele é capaz de gerar envolvimento que torna sua marca, o seu negócio distinto de outros tantos que simplesmente publicam anúncios em seus sites.

O conteúdo agrega conhecimento ao visitante, proporciona uma experiência, esclarece dúvidas, resolve problemas, torna o seu blog uma referência no assunto. Em suma, passa credibilidade.

Sem contar que quanto mais assuntos aborda na sua área de atuação, aumenta as chances de atrair diferentes tipos de público, pessoas que se encontram em diferentes fases do processo de compra.

Pessoas que estão pesquisando para fazer uma compra a médio ou a longo prazo, pessoas que estão com uma certa urgência de achar o local ideal, pessoas que não estão interessadas em fazer uma compra no momento, mas ficou curiosa para saber sobre determinado assunto. (No futuro, se essa pessoa precisa comprar um imóvel, pode se lembrar do seu site como uma possibilidade devido essa experiência passada).

Como gerar leads com um blog: ranqueamento

Seguindo com as dicas de como gerar leads com um blog, o conteúdo traz ainda como vantagem a possibilidade de ranqueamento nos principais motores de busca.

Isso significa que quando um possível cliente digitar no Google, por exemplo, uma dúvida em relação ao mercado imobiliário, se o seu conteúdo for de qualidade e atender alguns critérios, pode aparecer como uma das primeiras opções de resultados. Os primeiros colocados nas páginas de pesquisas, naturalmente, recebem mais cliques.

Esses cliques são chamados de tráfego orgânico, pessoas que clicam diretamente no seu conteúdo, na sua página, de maneira espontânea, sem ser por intermédio de anúncios. É o melhor cenário no marketing digital, porque você atrai pessoas contínuamente a sua página sem precisa investir um centavo.

Os critérios adotados pelos buscadores para ranqueamento recebem o nome de SEO.

Redes sociais

Outra dica de como gerar leads com um blog é a utilização das redes sociais. O conteúdo publicado no blog ou site pode ser replicado nas redes sociais e atrair pessoas que utilizam essas plataformas.

É uma boa forma de alimentar esses canais, embora seja importante que não sirvam apenas para ser replicadores de conteúdo, mas canais de interação (principalmente), engajar o público e aumentar a presença online de sua marca.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são a melhor opção para se obter resultados mais rápido em termos de público online no seu blog. O tráfego orgânico leva um tempo para ocorrer, é um investimento de médio a longo prazo. Por isso, se a ideia é obter público de forma quase imediata, os anúncios em redes sociais e sites como Google são os melhores caminhos.

No entanto, é uma prática que tem a sua despesa, recomendada para quem tem a disposição orçamento para investir em publicidade online.

Obtendo contatos

Continuando com as dicas de como gerar leads com um blog, atrair o público é importante, mas é uma parte do trabalho. A outra parte é engajar o público a interagir, entrar em contato, solicitar informações de forma que possa desenvolver um relacionamento e assim conquistá-lo.

Quando o cliente em potencial tem a iniciativa de entrar em contato, é o melhor dos mundos, mas nem sempre isso acontece por mais que tenha gostado de seu material. Os motivos podem ser vários, como não querer fazer ligação ou simplesmente esquecer-se de pegar o seu contato. Por isso, é importante criar mecanismos dentro de seu blog que estimule as pessoas a interagir.

Um recurso rotineiro é incentivar as pessoas a assinar uma newsletter, receber notícias, novidades, ofertas e outros materiais diretamente pelo email, sem precisar acessar o blog.

É uma alternativa para se obter leads, pois a assinatura da newsletter solicita apenas o nome da pessoa e um email. Informações simples, porém suficientes para que possa fazer um mailing, uma lista de contatos, e alimentar essa lista com conteúdo que possa reverter esses contatos em vendas.

Outra tática é fornecer outros materiais gratuitos em troca apenas do fornecimento de um email ou telefone de contato. Esses materiais costumam ser e-books, cupons de desconto ou até sorteios.

Essa captação de contatos pode ser feitas por meios de landing pages e banners.

Comentários em postagens e curtidas também podem ser outra forma de se obter contato ou estimular as pessoas a fazerem uma interação mais efetiva.

Outras dicas para captação de contatos

Caso já tenha experimentado as dicas acima e a captura de leads ainda não decolou, vale seguir essas outras dicas de como gerar leads com um blog.

Já pensou em um simulador de financiamento? Muitas dúvidas dos compradores de imóveis são em relação ao financiamento, valores etc. Se você colocar no seu blog um simulador, isso pode engajar as pessoas a “matarem a curiosidade”. Claro que como condição para usar o simulador deve solicitar os meios de contato, como telefone e email.

Outra possibilidade é colocar no seu blog um campo em que o possível cliente informe em quais regiões gostaria de ser informado quando surgir um imóvel. Novamente, a condição é apenas fornecer um email de contato.

Gostou deste conteúdo sobre como gerar leads com um blog? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós. Leia mais de nosso conteúdo.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.