Corretor de Imóveis: Como alcançar objetivos pessoais e de negócios ao mesmo tempo

0

Este post será de especial interesse para você que anda muito atarefado com suas atividades diárias e não está conseguindo conciliar sua vida pessoal com a profissional. Que não sabe como alcançar objetivos e metas nesse contexto, em qual setor de sua vida deve priorizar.

A primeira pergunta que deve se fazer é: o que é ser bem sucedido para você? O que é ser uma pessoa de sucesso? Ter isso bem afirmado em sua mente é importante para fazer um planejamento que envolva metas e objetivos. É por meio do planejamento que conseguirá colocar sua vida em ordem e atingir suas metas.

Para muitos basta a resposta de que ser bem sucedido é ter sucesso no trabalho, ter todos os confortos que deseja e uma vida pessoal plena, está com quem se ama. Mas essa noção é muito genérica porque o que pode ser sucesso para você, pode ser completamente diferente para o seu vizinho. O que é conforto para você pode ser horrível para outro.

Então o primeiro passo para se alcançar objetivos e metas é fazer uma jornada de autoconhecimento, autodescoberta para entender o que te faz se sentir realizado, pleno, feliz, satisfeito consigo mesmo.

E como fazer essa análise de si mesmo?

Conhecendo-se por dentro

Não tem outro jeito do que fazer reflexões e observações sobre sua conduta, resgatar lembranças de seu passado. Mas esse trabalho pode se tornar mais fácil ao colocar no papel ou na tela.

E para isso pode se valer de uma velha fórmula de administração, de mundo do marketing: a análise SWOFT, ou FOFA em português.

Aquela que se coloca em colunas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um empreendimento. Mas no caso o empreendimento será você, que está em busca de sua definição de sucesso para alcançar objetivos e metas.

Coloque no papel suas forças, suas qualidades, se elas de fato fazem-no sentir bem, se existem oportunidades para que consiga explorar o melhor delas. Caso não, verifique se o que identifica como fraqueza reside o seu sonho, a sensação de autorrealização que está distante justamente por não apresentar as qualidades necessárias de momento.

 Essas falhas, uma vez identificado que o que te move é um projeto que exige a superação dessas deficiências, são os pontos que devem ser melhorados, ser aperfeiçoados.

Esse aperfeiçoamento pode ser uma das metas para se alcançar o objetivo.

Mas quando se diz alcançar objetivos e metas não estamos incorrendo em um pleonasmo, não são a mesma coisa?

Aí que se engana, porque são coisas diferentes.

Vale explicarmos o que significam exatamente para te ajudar a definir seu planejamento e, assim, conseguir conciliar seu lado pessoal com o profissional.

Diferença de objetivo e meta

Objetivo é algo mais abrangente, global, diz respeito ao máximo que se pretende chegar, o grande sonho, o cume, o “agora posso morrer em paz”.

Já a meta é uma fase intermediária para se chegar ao objetivo. São pequenas etapas que, quando cumpridas, deixam-nos mais próximos do objetivo, do grande objetivo. Portanto, a meta está inserida dentro do planejamento para se chegar ao pódio.

Como alcançar objetivos e metas

Uma vez identificado o que é sucesso para você e estabelecido um planejamento contendo o objetivo e as metas diárias para se chegar, alcançar, esse objetivo, terá dado um grande passo para a organização de sua vida e para o encaminhar a direção certa.

No caso de corretores de imóveis, o desafio é conseguir conciliar a rotina agitada.

 Os horários são até flexíveis, mas muitas vezes na contramão dos horários tradicionais, do período comercial, por exemplo, já que precisa oferecer as melhores condições aos clientes, se adequar as necessidades da clientela para conseguir contato, negociar, apresentar imóveis, o que o obriga, muitas vezes, a deixar a família de lado.

Mas com um planejamento, mesmo que seu foco maior seja o seu trabalho, é possível conciliar esses dois mundos sem um prejudicar o outro. É possível alcançar objetivos e metas. Desde que adquirindo alguns hábitos, seguindo algumas regras:

Traçar metas diárias

Faça uma programação de modo que consiga determinar que até uma data específica, se cumprir com uma meta diária, conseguirá alcançar o objetivo.

Estabelecer pequenas metas, fragmentar o grande trabalho, a grande jornada que precisa caminhar para alcançar objetivos e metas fará com que a missão seja menos intimidadora, menos estressante. Um dia de cada vez, mas seguindo um cronograma que te leve ao sucesso.

Ter foco

O foco ajuda em dois aspectos: evita a dispersão do trabalho, ou seja, a distração, a perda de tempo com coisas secundárias que reduzem a sua produtividade e, assim, prejudica no bater de metas e no alcançar do objetivo.

As distrações trazem ainda outro problema que é o devorar do tempo que teria com a sua família. Ao ter que sair depois do horário ou chegar estressado, cansado para compensar o tempo perdido, certamente suas relações terão menos qualidade, serão prejudicadas. O tempo de dedicação para curtir a família e em ser útil para cuidar de problemas sofrerá com essa rotina.

Não acumule tarefas

Outra conduta, comportamento, que deve ter ao fazer o planejamento para alcançar objetivos e metas é evitar acumular tarefas.

Querer fazer vários trabalhos ao mesmo tempo na tentativa de conseguir mais tempo ou atingir os objetivos de forma mais rápida.

 De pouco adianta a quantidade se não vier acompanhada de qualidade.

Acresce que o acúmulo de tarefas terá o efeito de deixá-lo estressado, sobrecarregado, o fará perder o entusiasmo, a intensidade, muito rapidamente. Divida as tarefas por dia, separando as mais importantes primeiro e as secundárias por último.

Risque da lista as tarefas que conseguiu terminar e deixe as inacabadas para o dia seguinte.

Conte com os imprevistos

No seu planejamento de alcançar objetivos e metas, reserve um espaço para os imprevistos.

Não é torcer ou ter a certeza de que vão ocorrer, mas é imprudente planejar acreditando que tudo sairá sempre conforme o planejado. É impossível ter o controle de todos os eventos de nossa vida.

Por isso, reserve algum tempo ou verba como margem de segurança, para lidar com esses imprevistos evitando que inviabilizem o plano que traçara para si.

Com clareza sobre seus objetivos, ter planejamento, foco, cronograma de metas diárias, não acumular tarefas e contar com imprevistos, é muito provável que tenha sucesso no alcançar dos objetivos e metas e conciliar os dois polos mais importantes de sua vida: o profissional e o pessoal.

Gostou deste conteúdo sobre alcançar objetivos e metas?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.