Morar em um condomínio certamente oferece muitos benefícios, entre eles está a segurança, fator que se mostra cada vez mais importante nos últimos anos.
Mas apenas residir em um condomínio não garante segurança automática, é preciso que todos os moradores saibam se comportar para fazer com que a segurança do condomínio possa ser eficaz, sem criar brechas para que criminosos aproveitem a oportunidade.
Por isso se você mora em um condomínio fique atento as recomendações a seguir e envie este artigo para seu síndico, garantindo que todos os procedimentos sejam realizados de maneira adequada.
Conteúdo ocultar
Acesso
A primeira questão de segurança de qualquer condomínio se dá pelo acesso, as portas e portões de acesso de cada bloco de apartamento precisam ser muito bem monitoradas e principalmente iluminadas, algumas câmeras de segurança poderão ser instaladas e a contratação de uma empresa de monitoramento 24 horas poderá ser feita para que qualquer ação suspeita possa ser identificada, além disso, a presença de câmeras e de iluminação permite que todos os moradores fiquem alertas para que possam levar um dia a dia mais seguro dentro do condomínio.
Entregas
As entregas de encomendas são um ponto que nem todos consideram na hora de estabelecer a segurança do condomínio e são motivo de grande dor de cabeça principalmente para o síndico, muitas vezes os moradores não agem de acordo com as normas de segurança, permitindo que qualquer entrega seja feita diretamente na porta do apartamento, porém o procedimento apropriado, independentemente do tamanho do condomínio ou da quantidade de blocos e apartamentos, é que o morador se dirija até a portaria para recolher o produto que está sendo entregue, em hipótese alguma os entregadores deverão entrar dentro do condomínio, sendo o acesso restrito para apenas moradores, trabalhadores e visitantes.
Atenção
Muitos condomínios já sofreram ondas de furtos e por isso precisam ter uma segurança mais atenta para que estes eventos não voltem a se repetir, em uma reunião de condomínio o síndico poderá voltar a atenção de todos os moradores para que saibam a importância de manter o ambiente seguro em sua totalidade.
O cuidado deverá ser tomado pelos condôminos ao entrar e sair, observando com atenção as redondezas, principalmente pela manhã e a noite, observar qualquer movimentação suspeita e também se há pessoas não confiáveis que possam estar acompanhando a entrada e saída dos moradores.
Mantenha o hábito de entrar sozinho em seu condomínio, mesmo que vá receber visitas, elas precisam se identificar na portaria desacompanhadas, assim permite que o porteiro identifique uma situação suspeita, como de sequestro, por exemplo.
Ao acionar a abertura automática do portão, evite fazê-lo a uma grande distância, pois poderá possibilitar a entrada de pessoas a pé ou de moto a entrar no condomínio sem passar pela identificação.
Segurança
É certo que as medidas de segurança em condomínios possam ser uma fonte de incômodo para os moradores no condomínio, atrasando entregas, gerando identificações repetitivas e desnecessárias, enfim, atrapalhando o que deveria ser simples, que é entrar e sair do seu lar, mas a segurança é um bem comum e por isso vale a pena qualquer trabalho.
Tem mais alguma dica sobre segurança em condomínio? Compartilha conosco!