4 Cuidados Essenciais para ter Maior Segurança no Condomínio

0

Morar em um condomínio certamente oferece muitos benefícios, entre eles está a segurança, fator que se mostra cada vez mais importante nos últimos anos.

Mas apenas residir em um condomínio não garante segurança automática, é preciso que todos os moradores saibam se comportar para fazer com que a segurança do condomínio possa ser eficaz, sem criar brechas para que criminosos aproveitem a oportunidade.

Por isso se você mora em um condomínio fique atento as recomendações a seguir e envie este artigo para seu síndico, garantindo que todos os procedimentos sejam realizados de maneira adequada.

Acesso

A primeira questão de segurança de qualquer condomínio se dá pelo acesso, as portas e portões de acesso de cada bloco de apartamento precisam ser muito bem monitoradas e principalmente iluminadas, algumas câmeras de segurança poderão ser instaladas e a contratação de uma empresa de monitoramento 24 horas poderá ser feita para que qualquer ação suspeita possa ser identificada, além disso, a presença de câmeras e de iluminação permite que todos os moradores fiquem alertas para que possam levar um dia a dia mais seguro dentro do condomínio.

segurança

Entregas

As entregas de encomendas são um ponto que nem todos consideram na hora de estabelecer a segurança do condomínio e são motivo de grande dor de cabeça principalmente para o síndico, muitas vezes os moradores não agem de acordo com as normas de segurança, permitindo que qualquer entrega seja feita diretamente na porta do apartamento, porém o procedimento apropriado, independentemente do tamanho do condomínio ou da quantidade de blocos e apartamentos, é que o morador se dirija até a portaria para recolher o produto que está sendo entregue, em hipótese alguma os entregadores deverão entrar dentro do condomínio, sendo o acesso restrito para apenas moradores, trabalhadores e visitantes.

Atenção

Muitos condomínios já sofreram ondas de furtos e por isso precisam ter uma segurança mais atenta para que estes eventos não voltem a se repetir, em uma reunião de condomínio o síndico poderá voltar a atenção de todos os moradores para que saibam a importância de manter o ambiente seguro em sua totalidade.

O cuidado deverá ser tomado pelos condôminos ao entrar e sair, observando com atenção as redondezas, principalmente pela manhã e a noite, observar qualquer movimentação suspeita e também se há pessoas não confiáveis que possam estar acompanhando a entrada e saída dos moradores.

Mantenha o hábito de entrar sozinho em seu condomínio, mesmo que vá receber visitas, elas precisam se identificar na portaria desacompanhadas, assim permite que o porteiro identifique uma situação suspeita, como de sequestro, por exemplo.

segurança

Ao acionar a abertura automática do portão, evite fazê-lo a uma grande distância, pois poderá possibilitar a entrada de pessoas a pé ou de moto a entrar no condomínio sem passar pela identificação.

Segurança

É certo que as medidas de segurança em condomínios possam ser uma fonte de incômodo para os moradores no condomínio, atrasando entregas, gerando identificações repetitivas e desnecessárias, enfim, atrapalhando o que deveria ser simples, que é entrar e sair do seu lar, mas a segurança é um bem comum e por isso vale a pena qualquer trabalho.

Tem mais alguma dica sobre segurança em condomínio? Compartilha conosco!

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.