Especialistas da 321achei contam as melhores dicas de Marketing Imobiliário

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Neste artigo iremos tratar de marketing imobiliário.

Levantamentos veem apontando que o trabalho freelancer, termo gringo e chique para dizer “autônomo”, anda em uma crescente constante no Brasil. Estima-se que 77,3% dos brasileiros trabalham nessa modalidade e 37,1% vivem exclusivamente desse tipo de serviço.

Esse dado aponta que todos os segmentos que comporta profissionais que não vivem sob a batuta da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sofrerão impacto, porque a competitividade, a oferta de serviços irá aumentar. O que incluir o mercado imobiliário.

Diante desse cenário, o que um corretor pode fazer para se destacar, se diferenciar e manter ou aumentar a sua produtividade, as suas vendas? Se manter atualizado e ser criativo.

Criatividade não é fácil de distribuir ou ensinar (porém há meios de estimular, desenvolver, como manter um vasto repertório. Para isso, recomenda-se estudo, leitura, vivência), mas se manter atual envolve em grande parte o marketing imobiliário.

O produto em si, os trâmites de compra e venda não mudaram muito, essencialmente são os mesmos, o que mudou foi o comportamento do consumidor e a forma de divulgação, de fazer os produtos chegarem nos clientes.

As mudanças tecnológicas

Essas mudanças ocorreram por causa da revolução tecnológica que assistimos nos últimos anos, na última década, com a internet se massificando em igual escala a popularização dos dispositivos móveis, os smartphones em destaque.

Novos conteúdos foram gerados e conteúdos dos tradicionais meios de comunicação foram incorporados, com a anuência ou não dos veículos, ao gigantesco universo chamado internet, proporcionando novas formas de entretenimento e a descentralização da informação.

Logo as grandes mídias que por décadas reinaram, como televisão e rádio, testemunharam uma perda crescente de audiência proporcionalmente ao aumento das horas que o brasileiro, embora seja fenômeno mundial, passa na internet, nas redes sociais em especial.

Pesquisas recentes mostram que o brasileiro passa nove horas e quatorze minutos na internet, ou seja, um tempo muito superior ao da televisão, por exemplo, que figurava como principal acesso a informação e entretenimento da maioria da população.

Calcula-se que 75,7% dos consumidores pesquisam na internet antes de fazer uma compra, seja fazendo comparação de preços ou verificando a reputação da empresa.

Isto posto, fica claro que trabalhar marketing imobiliário a moda antiga, nos tempos que a internet era uma iguaria saboreada apenas por inteligências militares ou por poucos privilegiados, não é mais eficaz, não rende os mesmos resultados.

Hoje é impensável marketing imobiliário sem envolver as novas tecnologias, sem envolver presença digital.

Essa falta de compreensão da realidade que hoje vigora e as dificuldades de adaptação aos novos formatos que constatamos ser a grande trava nas engrenagens dos negócios de muitos corretores, seja os das antigas ou os que entraram no mercado recentemente.

Objetivo da postagem

É com o propósito de fornecer orientações, noções, dicas sobre o marketing imobiliário praticado atualmente, o que consegue obter resultados, se comunicar com o público, que fazemos este post.

Acompanhe nos próximos tópicos as nossas dicas para desenvolver um marketing imobiliário campeão para se destacar da concorrência.

E acredite: se não colocar em prática, o seu concorrente que ainda não o fez irá fazer em algum momento, se pensa em continuar ativo no segmento.

Dicas de marketing imobiliário

O que não pode faltar para qualquer campanha de marketing imobiliário, antes, apontamos que ainda se mantém válido investir nos formatos tradicionais, TV, rádio, revista, outdoor etc, esses veículos perderam força, mas continuam relevantes, ocorre que investir somente nessas mídias já não bastam mais:

Um site que converta

É muito simples e barato montar um site para fins de marketing imobiliário, claro que quanto mais puder investir melhor, mas colocar um site no ar não é o desafio. O desafio é montar uma página que favoreça a conversão de visitantes para clientes. Isto é, ter as principais informações em destaque e principalmente as formas de contatos em fácil localização para que os usuários interajam.

O caminho da conversão no marketing imobiliário é atrair um cliente em potencial para o site, despertar o interesse dele pelo seus serviço e produto e persuadi-lo a entrar em contato, seja de forma direta ou fornecendo algum dado, como o email.

Publicidade em redes sociais

Publicar somente fotos de imóveis nas redes sociais pode significar perda de tempo. O alcance é limitado. É melhor investir em anúncios geolocalizados, publicidade paga, mas que você defini o período e o orçamento de cada campanha.

Com as diversas opções de filtros é possível segmentar o público, ação que as outras mídias não têm condições de fazer. O anúncio pode ser direcionado para determinada faixa etária, gênero, interesses, o que torna o investimento muito mais produtivo, eficiente.

As redes sociais mais populares e por isso populosas são o Facebook e Instagram.

Invista no e-mail marketing

Sim, apesar de prática antiga, continua sendo uma forma de marketing imobiliário muito eficiente. Seja para direcionar o cliente direto para a página do produto ou para um conteúdo do seu site. Há disponíveis ferramentas para produção, disparo e monitoramento de emails, o quanto são acessados, ignorados, clicados etc.

Sites responsivos

E voltando a focar em site para marketing imobiliário, é importante que a página que construa seja responsiva, isto é, se adapte em diferentes formatos de tela.

Essa necessidade surgiu quando os smartphones passaram a ser mais acessados do que os computadores de mesa com seus monitores largos. Uma página que não seja responsiva comprometerá a visualização e navegação de milhares de usuários que utilizam smartphone, propiciando enormes perdas de oportunidades.

Imagens e vídeos em boa resolução

Vivemos a era da imagem e isso não pode ser ignorado na hora de planejar o marketing imobiliário.

Milhões de fotos são tiradas e curtidas por dia, milhares de vídeos são publicados recebendo volume enorme de visualizações.

A imagem tem um poder de comunicação, de atração muito forte nas novas gerações, por isso, é interessante investir sempre em imagens de boa resolução e vídeos para estabelecer laços emocionais com o cliente, apresentar uma percepção mais aguçada da realidade.

Invista em portais imobiliários

Portais imobiliários são páginas de classificados de imóveis que reúne anúncios de imóveis de diversas empresas, corretores e vendedores particulares do país inteiro. Esses portais costumam investir pesado em publicidade e atrair muitos interessados em adquirir imóveis, pois os visitantes sabem que contarão com uma boa variedade de opções.

Em termos de marketing imobiliário, esses portais são a melhor escolha para aumentar o alcance de público, atrair mais pessoas a seu site.

Realidade virtual

E se as pessoas estão cada vez mais ligadas em imagens e vídeos, o que dirá da possibilidade de sem sair de casa poder ter uma experiência imersiva. É justamente o que a realidade aumentada proporciona. Em termos de marketing imobiliário é uma excelente ferramenta para atrair aqueles que estão sem tempo e do próprio corretor que se encontra com a agenda cheia.

É natural o receio quanto ao custo desse programa, que a época de seu lançamento era realmente salgado, mas com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia os custos baratearam bastante. Vale a pena dá uma consultada.

Faça métrica dos resultados

Com as redes sociais exercendo papel relevante nas campanhas de marketing imobiliário e com a possibilidade de uso de outras ferramentas, mensurar os resultados ficou mais facilitado.

Não deixe de prestar atenção nas interações ocorridas nessas plataformas ou a falta delas, pois são indicativos do quanto estão conseguindo engajar ou não os visitantes, o que lhe dará indicações do que deve continuar ou ser mudado.

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