Linguagem Corporal Para Corretores De Imóveis

0

A linguagem corporal é algo que uma grande parcela dos corretores de imóveis ignora por acreditar que conhecer os detalhes do seu produto e algumas técnicas de venda são suficientes para alcançar grandes resultados no mercado imobiliário.

Caso você queira realmente se destacar no mercado e se tornar um corretor de imóveis bem-sucedido você precisa conhecer e trabalhar a linguagem corporal.

Acompanhe esse artigo para entender o que é a linguagem corporal e como analisar os sinais emitidos pelo cliente e por você durante uma negociação.

O que é a linguagem corporal?

A linguagem corporal é uma das formas mais efetivas de identificar o significado real de uma mensagem recebida ou transmitida durante uma conversa.

Os seus gestos, a sua postura, suas expressões faciais, a distância que você mantém de uma pessoa durante uma conversa e o movimento dos seus olhos são ótimos exemplos de linguagem corporal, que muitas vezes acabam passando totalmente despercebidos.

Tudo isso pode ser definido como a sua linguagem corporal e merece uma atenção redobrada.

Qual é a importância da linguagem corporal para corretores de imóveis?

A linguagem corporal dos corretores de imóveis pode acabar direcionando uma negociação em curso tanto para o sucesso quanto para o fracasso.

Esse conjunto de gestos e reações pode transmitir uma impressão negativa para o seu cliente, por mais que você esteja acabando com todas as objeções do seu cliente e ele esteja se mostrando realmente interessado em fazer negócio com você.

Estudos realizados nos Estados Unidos apontam que apenas cerca de 7% de toda a comunicação de uma pessoa se baseia em palavras.

Segundo esses estudos, o seu tom de voz representa 38% da sua comunicação, enquanto a linguagem corporal representa 55% do total.

Por isso os corretores de imóveis precisam saber analisar tanto a própria linguagem corporal quanto a linguagem corporal dos seus clientes.

Essa compressão do que é a linguagem corporal e sua importância podem transformar totalmente a sua carreira como corretor de imóveis, inclusive convertendo negociações extremamente difíceis em mais contratos fechados.

Tipos de linguagem corporal

Falando um pouco mais tecnicamente, existem basicamente 5 categorias de classificação para a comunicação não-verbal.

Veja abaixo quais são eles:

  • Característica física;
  • Tacêsica;
  • Cinésica;
  • Proxêmica;
  • Paralinguagem.

No nosso caso a categoria cinésica é a forma de comunicação não-verbal totalmente ligada a linguagem corporal.

Como interpretar a linguagem corporal do meu cliente?

Toda pessoa emite indicativos importantes de como está recebendo suas mensagens durante uma conversa, e se você quiser ser um corretor de imóveis de sucesso é preciso saber interpretar e usar esses sinais em seu favor.

Veja alguns sinais comuns e o que eles podem estar indicando:

  • Morder os lábios: esse pode ser um sinal de que o cliente está se sentindo pouco confortável ou ansioso enquanto conversa com você.
  • Balançar frequentemente a cabeça: quando o cliente parece concordar com tudo que você diz pode ser um indicativo de algum tipo de preocupação.
  • Maxilar cerrado: indicativo de que o cliente pode estar com a cabeça em outro lugar, como um problema pessoal ou uma situação de stress.
  • Sorriso falso: o sorriso verdadeiro envolve muitas partes do rosto, enquanto um sorriso falso movimenta apenas os lábios. Quando o cliente reage dessa forma durante uma conversa ele pode estar desconfortável com alguma coisa.

O que fazer para melhorar a minha linguagem corporal?

Se a linguagem corporal emitida pelos seus clientes é importante, os sinais que o seu corpo emite durante uma conversa ou negociação são igualmente importantes.

Os sinais transmitidos pela linguagem corporal mencionados no tópico anterior também são válidos para os corretores de imóveis.

Além dos sinais já citados, mais alguns gestos podem ser interpretados negativamente, como por exemplo:

  • Cruzar os braços: esse gesto indica que você não está satisfeito com a forma com que a conversa está se desenvolvendo. Trata-se de uma barreira física que deixa claro a outra parte que você não está muito interessado em ouvi-la.
  • Coçar o nariz: Vários estudos indicam a coceira no nariz frequente como indicativo de que está sendo contada uma mentira, e isso é péssimo para os corretores de imóveis.
  • Olhar para o lado direito ou para cima: esses gestos podem ter significados diferentes, entre eles o de que a pessoa que os realiza está mentindo ou está completamente entediada.

A melhor, e talvez a única forma eficiente de trabalhar a sua linguagem corporal é a observação.

Para melhorar a sua linguagem corporal, e a de todos os corretores de imóveis que desejam dar um upgrade em suas carreiras, você vai ter que se observar.

Pode parecer difícil, mas com um pouco de paciência o hábito de observar sua própria linguagem corporal vai ficar muito mais natural.

Uma outra maneira de observar seus gestos durante uma conversa ou negociação é através da filmagem de suas conversas com seus clientes.

Isso pode ser feito facilmente apenas com o seu telefone celular, e pode te dar informações extremamente valiosas sobre a sua linguagem corporal.

Mas lembre-se de pedir autorização para o cliente.

Ao contrário do que muitos corretores de imóveis imaginam, a comunicação não-verbal que acontece durante uma conversa com um cliente pode ser muito mais importante do que o que é dito claramente.

Se você realmente quer se desenvolver e se tornar um profissional que tem excelentes resultados em suas negociações é fundamental observar e trabalhar sua linguagem corporal para passar uma imagem muito mais positiva, além de identificar se a negociação está no caminho certo ou se é preciso alterar alguma coisa para que essa dificuldade se converta em mais um negócio fechado.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.