Marketing Imobiliário: Classificar seu site no Google

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Hoje vamos falar sobre SEO para imobiliárias, um importantíssimo recurso de marketing imobiliário.

Os números não deixam mentir. Ter uma página na internet sobre o seu negócio ajuda a alcançar mais clientes. Mais de 50% dos brasileiros são usuários ativos da rede mundial de computadores e o mercado de e-commerce não para de crescer.

Para que tenha uma noção, de 2001 a 2015, as vendas de e-commerce saltaram de um milhão para mais de sessenta milhões. E não para de crescer.

Com a crise econômica que bateu forte nos últimos anos e alta do desemprego, muitos decidiram, ou foram forçados, a seguir na linha do empreendedorismo e abrir o próprio negócio. E a internet tem papel fundamental para a viabilidade desses novos empreendedores.

Isso demonstra quatro coisas:

  1. Há uma enorme massa de consumidores que acessam a web frequentemente;
  2. A confiança em fazer transações comerciais online aumentou;
  3. Os que agora pagam suas contas com esse modelo de negócio baseado no e-commerce demonstram que investir nesse espaço dá retorno;
  4. E que há muita concorrência no campo virtual e que só tende aumentar conforme novas alternativas não surgirem para impulsionar a economia.

E que um corretor de imóveis deve extrai dessas constatações, onde o SEO para imobiliárias entra nesse papo?

É imprescindível ter presença na internet, mas ter apenas uma página e perfis nas redes sociais não é garantia de nada. Há milhões de usuários online, mas há outros tantos milhões disputando com você a grana dos boletos no final do mês.

É aqui que entra o SEO para imobiliárias.

As vantagens de se ter um site

Para chegamos ao que é o SEO para imobiliárias e seus benefícios para o seu negócio, vale apreciar primeiro as vantagens de se ter um site.

Já ficou óbvio com os números apresentados que uma das vantagens é alto volume de usuários que acessam a rede mundial de computadores. Porém mais do que acessar, o tempo médio que as pessoas passam na web supera ao que fica diante de outras mídias, como a TV.

Pesquisam mostram que o brasileiro é um dos povos que ficam mais tempo conectado na internet, superando nove horas diárias de frente as telonas e telinhas. Esse tempo se explica devido as facilidades que esse meio proporciona e que mudou hábitos culturais das pessoas.

Se tornou extremamente comum, antes de fazer uma compra ou visitar algum lugar, pesquisar em sites como o Google a reputação da empresa ou pesquisar informações sobre a área que presta serviço.

Ser encontrado pelo público

Isso significa que se estiver alguém interessado em comprar um imóvel, busca informações sobre o procedimento, irá pesquisar na internet. É esse espaço que o corretor e corretoras precisam ocupar para chamar a atenção de potenciais clientes.

Se fulano ficar interessado em sua empresa ou anúncio e decidir buscar informações na internet e não encontrar nada, certamente ficará ressabiado.

Porque todo mundo tem um site, porque tal empresa não quer se expor? Por que é tão antiga? Será que é uma boa? Vou conferir aquele outro anúncio e ver se encontro informações.

E é assim que se perde oportunidades.

 Pessoas se sentem mais seguras ao colherem informações antes de iniciar um diálogo, ou iniciar um diálogo de forma mais distanciada, rápida, simples. Se não oferecer isso a elas e seu concorrente sim, será muito provável que decida entrar em contato primeiro com ele, lhe concedendo uma vantagem, uma oportunidade que você só terá se por acaso o colega de profissão for incompetente ou estiver em um mal dia.

Internet e a captação de clientes

Está na internet é está acessível para o público. Essa é a primeira mensagem simbólica que passa ao público.

Está na internet é a possibilidade de atrair o público-alvo até a sua página, seu anúncio, de forma bem mais econômica, e manter divulgação permanente, acessível vinte e quatro horas por dia.

 Todo visitante que despertar a atenção e decidir entrar em contato com você, seja enviando e-mail, mandando mensagem no celular, via chat, é uma forma de se conseguir dados primários e montar uma base de contatos para alimentar e prospectar oportunidades.

A internet é uma porta permanente de novas oportunidades e a custo acessível.

O SEO para imobiliárias

Sem dúvida há muitas vantagens de marcar presença no mundo virtual, a questão é que muita gente já chegou na mesma conclusão e nesse momento há outros milhares de corretores que estão investindo nesse meio.

Como se destacar dessa multidão?

O SEO para imobiliárias é a resposta.

Ou uma das melhores.

Porque no fim das contas o que irá fazer a diferença é o conteúdo que irá postar. Ele que agregará valor a marca e despertará a atenção dos clientes. Mas sem dúvida o SEO para imobiliárias é um excelente recurso para obter destaque.

Lembra sobre ocupar o espaço dos assuntos pesquisados pelos interessados em adquirir um imóvel? O objetivo do SEO para imobiliárias é esse.

A lógica é o seguinte: um interessado em adquirir um imóvel em determinada região com determinadas características faz uma pesquisa na internet e encontra o seu anúncio.

Ou quer tirar dúvidas sobre todos os encargos envolvidos para compra e venda de um imóvel, faz uma pesquisa no Google e encontra o seu post sobre o assunto nos primeiros resultados da pesquisa.

Ele clica na sua página, ler o conteúdo, gosta do que ler, e resolve entrar em contato ou guarda na lembrança a boa experiência que teve com sua marca (e ficar na lembrança positivamente poderá ser um diferencial no futuro).

Para esse cenário perfeito acontecer você precisa:

  • Publicar o conteúdo certo, ou seja, de interesse;
  • E ficar bem posicionado nos resultados de pesquisa dos principais buscadores, isto é, figurar na primeira página de resultados quando alguém faz uma pesquisa sobre o conteúdo que escreveu.

A primeira parte é o que a maioria faz: desenvolver e publicar conteúdo. Mas obter destaque nas páginas de pesquisa, poucos conseguem, porque poucos fazem SEO para imobiliárias, investem nisso, padroniza suas postagens aos critérios de publicação do Google por exemplo.

O que é SEO?

Você até agora que leu SEO para imobiliárias e não faz ideia do que seja, SEO é a abreviação de Search Engine Optimization.

Buscadores como Google utilizam um algoritmo para determinar quais conteúdos relacionados ao termo de pesquisa dos usuários devem obter a dianteira, ser colocado nas primeiras posições, no topo da primeira página de resultados. Tal colocação é importantíssima para qualquer negócio.

Pesquisam apontam que 75% dos usuários não passam da primeira página do Google. Isso significa que poucos têm paciência de conferir a segunda paina para encontrar o que procura.

Vale lembrar que não estamos falando de anúncios pagos, esses figuram no topo da página, mas são caríssimos. O ideal é cravar um bom ranqueamento no Google sem precisar investir uma fortuna. Esse é o grande objetivo ao se investir em SEO para imobiliárias.

Diante desses dados, e para fornecer o melhor conteúdo aos seus visitantes, os buscadores desenvolveram uma série de regras, de requisitos, para priorizar uma página que aborda sobre determinado assunto em detrimento de outra. Esse conjunto de regras, de critérios que trouxe a tona o SEO.

Todo texto que busca ser bem avaliado, posicionado pelo Google precisa se enquadrar no padrão SEO, ser otimizado no padrão SEO.

Há uma série enorme de regras, muitos que nem são de conhecimento do público. Aqui falaremos das regras básicas de SEO para imobiliárias, sem as quais dificilmente conseguirá destacar seu conteúdo, seu site, anúncio na web.

Vem dá uma conferida.

Palavras chaves

Tanto o título do site quanto aos das postagens, dos anúncios e posts do blog devem ter uma palavra chave.

Palavra chave é um termo relacionado ao segmento que atua, no caso, mercado imobiliário, que recebe bom volume de pesquisas diariamente, mensalmente ou em períodos específicos do ano. Não adianta escrever um conteúdo que ninguém tem interesse de pesquisar, pois não obterá o alcance que deseja.

No caso do site, a palavra chave deve aparecer no título e em outros locais da página.

Nos conteúdos, elas devem aparecer no primeiro parágrafo, no último e ser repetida algumas vezes no miolo do texto. A quantidade varia de acordo com o número de caracteres, de palavras do texto.

Para você pesquisar por palavras chaves o Google Trends pode ser uma boa opção. Mas existem outras ferramentas na internet. Pagas e gratuitas.

Nome dos arquivos de foto

Outra forma de conseguir destaque no Google é por meio de imagens. Salve as suas imagens nas publicações de seu site com a palavra-chave relacionada ao tema de publicação e uma breve descrição sobre o imóvel retratado na foto.

Essa medida simples ajuda que o buscador coloque sua foto entre os principais resultados dos que pesquisam sobre o assunto no campo imagens.

Links externos

Outro critério observado pelo Google a respeito de SEO para imobiliárias é se há links direcionando para a sua página em outros sites.

Isso para o buscador é uma espécie de atestado de credibilidade, uma indicação, aprovação de conteúdo. Se alguém coloca o link do seu negócio na própria página é sinal de que tal pessoa ou empresa aprova o conteúdo que publica, o trabalho que desenvolve.

Links externos é um termômetro de prestígio. Quanto mais links obter, mais pontos ganhará em termos de ranqueamento.

Classificados online

Outra boa prática de SEO para imobiliária, tanto para otimizar o conteúdo de seus anúncios como de conseguir links externos, é fazer um anúncio em classificados online de imóveis, como a 321Achei.

Esses sites costumam fazer todo esse trabalho de otimização, pesquisa de palavras chaves, links externos para alcançar o topo das pesquisas nos buscadores. Anunciar nesse tipo de site é uma forma de economizar tempo, trabalho e ter acesso ao público vasto e interessado por compra de imóveis.

Essas foram algumas dicas de SEO para imobiliárias.

Há outras tantas a se seguir, mas isso se aprende com o tempo e pesquisa. Se quiser saber mais a respeito, confira o conteúdo do Blog Pro Corretor.

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