Marketing Viral e os Corretores de Imóveis

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Uma das grandes armas do marketing digital imobiliário é o chamado “viral” que tem como grande benefício gerar uma repercussão enorme sem precisar de grande investimento.

Mas o que é exatamente “viral”? O que seria uma ação de marketing digital imobiliário que se transforma em um viral? Quais as suas características?

Neste post não só explicaremos do que se trata o viral de internet, termo que você já deve ter ouvido falar, pois passou a ser dito com muita frequência, já que todo mundo passou a querer a fazer o seu, principalmente empresas que perceberam o potencial de alcance e popularização das marcas uma vez conseguindo fazer um case nesse sentindo, o que não exclui o mercado imobiliário, mas também forneceremos dicas de como fazer um vídeo viral relacionado ao segmento imobiliário.

Saiba mais sobre esse importante recurso do marketing digital imobiliário a seguir.

Confira!

O que é viral?

O tal “viral” vem de fato da palavrinha que deve ter pensado, de pronúncia bem próxima, “vírus”.

Sim, foi inspirada nesse termo, porque o vírus tem como uma de suas características a rápida propagação pelo organismo e entre organismos, assim como um conteúdo que se torna viral.

Acaba sendo compartilhado espontaneamente por pessoas em uma velocidade impressionante, virando o principal, ou um dos principais assuntos, na internet (e em alguns casos ganhando outras mídias).

Esse conteúdo pode ser um vídeo, uma imagem, um Gif ou um texto.

A diferença entre viral e propaganda

Ao se avaliar as ações de marketing digital imobiliário é importante fazer a distinção entre viral e propaganda, pois apesar das semelhanças não se tratam da mesma coisa. É possível ocorrer de uma propaganda convencional se tornar viral na web, mas normalmente não é a regra.

O conteúdo viral costuma não abordar o produto ou o serviço em si, no caso de empresas que investem nesse tipo de conteúdo, mas em assuntos relacionados ao setor, ao serviço da marca, um conteúdo que aborde um assunto lateral que seja cativante e faça referência a marca.

Exemplo: um cachorro roubando a comida do dono sem ele perceber, uma situação real ou levemente orquestrada, sem todos os presentes estarem cientes do que ocorrerá, e por acaso o alimento surrupiado ser uma marca específica.

 Não é uma propaganda típica, não tem palavras imperativas para que o produto seja comprado e nem existe um valor a ser exibido. É um fato, geralmente inusitado, que ocorreu envolvendo uma determinada marca.

A propaganda no molde tradicional dificilmente tem os mesmos atrativos, é mais burocrática, previsível, tradicional e não carrega a linguagem de internet.

Como fazer um vídeo viral em marketing digital imobiliário?

A seguir vamos fornecer as principais dicas para fazer um vídeo viral relacionado ao mercado imobiliário. Não é uma tarefa das mais simples, pois entender o gosto do público é sempre uma arte difícil, porém avaliando os conteúdos que se tornam virais é possível identificar alguns padrões.

Imagem e vídeo em primeiro lugar

A maioria dos conteúdos que se tornam virais envolvem imagens, fotos, ou vídeos.

Isso se explica pelo fato das pessoas estarem cada vez mais sem paciência de procurar conteúdos em outros formatos, como texto, porque demoram mais para encontrar as informações que precisam, precisando as vezes ler o escrito inteiro, o que é uma ideia insuportável, já que buscam apenas uma informação específica.

Outro fator é o da imagem, seja a de vídeo ou não, ter mais impacto, apelo, comunicar mais velozmente do que o texto que necessita de uma dose de concentração para se fazer entender, diferente da imagem que atrai naturalmente a atenção.

Divulgue nas mídias sociais

Ao ter a sensação de que tem o vídeo necessário de marketing digital imobiliário que tem tudo para se tornar viral o próximo passo é divulgar, publicar esse conteúdo em locais que tenham uma grande audiência e que estimule a troca de informações, compartilhamento de notícias.

Nesse sentindo as redes sociais são excelentes ferramentas de divulgação.

Boas referências

Outra dica de marketing digital imobiliário para fazer viral de internet é se utilizar de boas “hashtags”, o famoso jogo da velha seguido por uma frase.

Cada palavra acompanhada desse símbolo é uma espécie de senha, código, que dá acesso a todo o conteúdo publicado que utilize essas palavras.

Para os aficionados por carros, hashtags como #carros é ideal para acompanhar toda publicação que sai com essa hash marcada. Para acessar basta digitar a palavra que deseja que irá surgir as opções disponíveis e com o número de publicações de cada uma.

Escolher boas hashs é importante para o surgir de conteúdos virais, pois investir em hashs que não são tão populares, não são tão visualizadas, acompanhadas, publicadas, prejudica na hora de divulgar o conteúdo, pois acaba não impulsionando da forma desejada, acaba obtendo menos alcance.

Por isso, vale investigar quais são as hashtags mais populares, mais prestigiadas para utilizar nas postagens do conteúdo que se pretende tornar viral.

Tipos de conteúdo de marketing digital imobiliário que se torna viral

O tipo de conteúdo pensando em mercado imobiliário que tem chances de se tornar viral.

Notícias

Mas não se trata de uma notícia qualquer, precisa ser uma que seja relacionada ao bairro, cidade e país, que desperte a atenção dos que tenham interesse em adquirir uma propriedade na região.

Famosos

Ação de marketing digital imobiliário envolvendo famosos certamente colabora muito para criação de conteúdos virais, pois os famosos contam com carisma e milhões de seguidores que procuram acompanhar todas as notícias relacionadas a pessoa que admira.

Curiosidades

Outra forma de marketing digital imobiliário para ter sucesso no fazer de case  viral é apostar em notícias ou no explorar de lugares e imóveis que sejam exóticos, diferentes, inusitados no Brasil e no mundo.

Bom humor

O humor sempre está em alta na internet por isso é um bom caminho apostar em situações engraçadas para atrair a atenção do público. Mas como explorar algo engraçado que envolva o mercado imobiliário? Tente mostrar o lado divertido de procurar um imóvel, por exemplo.

Emoção

Apelar para a emoção é também uma forma de marketing digital imobiliário que tem sua eficácia, já que somos um povo muito emotivo e que vive dramas diários na qual muita gente se identifica ao ver na tela casos de superação.

No caso do ramo imobiliário a emoção pode ser buscada ao focar na felicidade da família por adquirir o primeiro imóvel, por ter comprado um novo imóvel.

Cases de virais no mercado imobiliário

E se você pensa que não existem virais envolvendo imóveis, está muito enganado, pois existem sim.

Podemos dá dois exemplos que ocorreram em Juazeiro do Norte, onde um corretor contratou um espaço publicitário, um outdoor onde escreveu a seguinte mensagem:

“Sérgio, suas escolhas destruíram nossos sonhos de vivermos juntos. Agora tenho outro no lugar. Lili.”

Mas no outro lado do outdoor estava escrito:

“Pessoal, a única verdade nessa história é que nossos sonhos só foram possíveis porque escolhemos um ótimo corretor de imóveis no Cariri”.

Ou seja, uma estória de uma suposta traição que despertou a atenção de muita gente e tornou o corretor famoso na região e alvo constante de palestras a respeito de comunicação, marketing.

O mesmo corretor inclusive foi responsável por elaborar um outdoor onde expunha a imagem de uma família homoafetiva conquistando o sonho da casa própria. Uma imagem incomum em propaganda e com enorme potencial de suscitar polêmicas por se tratar de uma cidade de maioria católica.

Novamente fez bastante barulho e manteve seu nome em evidência.

Esses são apenas alguns exemplos de marketing digital imobiliário viral para que possa se inspirar, ter alguns insights e elaborar um case de sucesso.

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