O que vale a pena para você: Morar Perto ou Longe do Centro?

0

Na busca por uma casa própria a duvida sobre a melhor localização do imóvel normalmente se resume a decidir se deverá ser perto ou longe do centro.

Muito mais do que definir o perfil de compra e os fundos para adquirir o imóvel, a decisão de morar no subúrbio ou no centro da cidade engloba também fatores decisivos que trazem a tona o planejamento familiar, a valorização do imóvel e principalmente a qualidade de vida, por isso veja aqui nossa análise sobre as vantagens e desvantagens de escolher morar perto ou longe do centro da cidade.

Vantagens de Morar no Centro

As maiores vantagens encontradas por quem deseja morar no centro são a facilidade de chegar ao trabalho, seja por um veículo próprio ou transporte público, diminuindo muito o tempo gasto entre sair de casa para chegar ao trabalho e voltar para casa após o expediente.

Esta vantagem conta muitos pontos principalmente se a pessoa tem atividades após o horário de trabalho, como cursos, faculdades, academia, otimizando muito a semana. Também é vantajoso para quem deseja ir a bares, restaurantes, cinema, teatro e demais eventos, pois tudo fica muito mais perto e fácil de chegar.

Desvantagens de Morar no Centro

As maiores desvantagens de morar no centro são os gastos, normalmente propriedades no centro da cidade costumam ser muito mais caras de manter, é um estilo de vida que precisa ser pesado com cuidado na balança, as taxas de condomínio são bem mais caras, o IPTU também, outra desvantagem é as compras em supermercados, que costumam ter um preço mais alto, pagamento de estacionamento ou mensalidades para que você possa manter um veículo em circulação no centro da cidade costumam ser comuns. O barulho e atividade constantes ao redor de imóveis que são localizados no centro poderão ser uma grande desvantagem para quem preza o silêncio quando quer descansar ao voltar para casa após um dia estressante.

Vantagens de Morar no Subúrbio 

As vantagens em se morar no subúrbio são tanto financeiras quanto de estilo de vida, a qualidade de vida encontrada por quem decidiu residir no subúrbio conta muitos pontos para a paz na vida diária, é possível sair para caminhadas e atividades ao ar livre sem preocupação com a segurança, também é um local onde os valores de imóveis são bem mais baixos se comparados com os imóveis da cidade, e como a procura por este tipo de localização tem se mostrado maior, a valorização só tende a aumentar.

Desvantagens de Morar no Subúrbio

Algumas desvantagens para quem deseja morar no subúrbio são o tempo gasto nas filas para ir e voltar do trabalho ou faculdade. Também é uma desvantagem a distância entre vários locais, supermercado, shopping e atividades de lazer costuma ficar a uma distância grande, impedindo que sempre seja possível sair para se divertir. Normalmente quem mora no subúrbio reside em casa e com isso tem a desvantagem da manutenção, que precisa ser realizada periodicamente e pelo próprio morador. Outra desvantagem para quem preza pelas facilidades da vida moderna é que nem sempre é possível encontrar um sinal e internet de qualidade.

E aí, qual sua opnião sobre morar perto e longe do centro?

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.