Nichos Imobiliários: Você conhece eles?

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Uma estratégia de marketing imobiliário interessante para esse período de pós-internet é a escolha de um nicho de mercado imobiliário.

Como um dos significados do termo aponta, “nicho” é uma divisão, um segmento, um trecho relacionado a um todo. Nicho de mercado imobiliário, portanto, seria um segmento específico dentro desse comércio, um público-alvo para se especializar.

Com a concorrência acirrada por clientes, pode ser mais interessante pesquisar por um nicho de mercado que não esteja recebendo tanta atenção pelos concorrentes por se concentrarem no todo em vez de uma fatia. Ou em um que sua área ou produtos tenha grande possibilidade de atração.

Com as ferramentas disponíveis hoje graças a difusão tecnológica de ferramentas de comunicação instantânea, se tornou bem mais simples e menos oneroso concentrar o marketing em um público específico.

Nos meios tradicionais de comunicação era preciso encontrar um formato, uma sessão ou programa que atingisse, segundo os dados desses veículos, o público-alvo de interesse para desenvolver uma propaganda direcionada. Mas o alcance desse público ou boa parte dele não era garantido e dependendo do prestígio da mídia e do programa o custo para inserir uma propagada poderia ser altíssimo.

Com os algoritmos de redes sociais e páginas como o Google, é possível determinar exatamente o perfil de público que procura, definir um orçamento conforme sua conveniência e ter a garantia de que seu anúncio chegará ao público certo tão logo este acesse a internet, ferramenta de trabalho e lazer essencial na contemporaneidade, que chega a ser mais acessada do que a televisão.

Mas quais são os tipos de nicho de mercado imobiliário? Quais estratégias adotar depois de definir um? Quais são as vantagens de investir em um determinado nicho em vez do mercado como um todo?

Responderemos e explicaremos essas questões a seguir.

Prossiga na leitura!

Tipos de nicho de mercado imobiliário

Como deve saber o mercado imobiliário é gigantesco e sendo assim é normal de que se tenha vários nichos dentro desse mercado. Afinal, todo mundo tem o sonho da casa própria ou necessita de imóveis para tocar seus negócios. Isso faz com que todos os extratos sociais tenham interesse, em algum momento da vida, em adquirir um imóvel.

Isso é uma boa notícia, pois significa que tem a disposição uma ampla variedade para investir, um bom mercado para se trabalhar e pesquisar.

Para não ficar tão perdido quanto as opções de nicho de mercado imobiliário, vale começar pelos extremos.

Habitações populares

Um nicho de mercado, por exemplo, é um público de baixa renda que necessita de programas assistencialistas para financiar um imóvel. Sem dúvida esse público é volumoso e se a maioria de seus imóveis forem de construções modestas e com preços convidativos, pode ser uma boa opção de público a se investir.

É verdade que a política atual não está privilegiando muito programas de habitação como o Minha Casa Minha Vida, porém essa falta de cobertura pode se demonstrar uma oportunidade de atrair público oferecendo condições parecidas de financiamento ou mais vantajosas em alguns aspectos.

Habitações de luxo

Por outro lado, temos o mercado de luxo que não se abalou nenhum pouco com a crise que afetou o país nos últimos anos. Por ser um público onde grana não é problema, os tropeços da economia não tem o mesmo impacto que para a maioria dos cidadãos.

Dados do Sindicato da Habitação (Secovi) de 2018, aponta que o mercado imobiliário de luxo no país vem crescendo 20% ao ano. Ou seja, se o problema nas vendas for o preço salgado, isto talvez não seja o problema, mas, sim, o público a qual se dirige.

Ainda temos como nicho de mercado imobiliário aposentados, pensionistas, funcionários públicos, estudantes etc, opções que não faltam e cada um com especificidades diferentes, necessidades, desejos. O que pode ser atrativo para um, pode não ser para o outro. Por isso vale pesquisar esses públicos, o mercado e principalmente o tipo de imóveis e habilidades que tem para decidir em qual público focar.

As vantagens de se definir um nicho de mercado imobiliário

Uma das vantagens de focar em um nicho de mercado imobiliário é que, com o passar do tempo, acumulará informações que facilitarão e deixarão o processo de marketing e negociação muito mais fácil, simples.

Precisará apenas fazer pequenos ajustes para se adequar aos gostos e necessidades do público escolhido.

Ao ficar marcado como um corretor de imóveis para determinado tipo de nicho de mercado imobiliário se tornará uma referência na área. Isso facilita com que seja indicado por conhecidos e clientes para outras pessoas que se enquadrem nos principais requisitos de seu público.

Ao fazer uma pesquisa na internet por imóveis com determinadas características, se o seu site estiver bem posicionado no segmento, com informações claras a respeito da especialização, do tipo de imóveis que trabalha, são grandes as chances de atrair a atenção do interessado pelo tipo de produto que trabalha.

Investir em um nicho de mercado imobiliário traz também como vantagem se diferenciar da concorrência que atende o público em geral. Seu mercado será outro, menos abrangente, mais restrito, o que consequentemente reduzirá a concorrência.

Ao focar em um nicho de mercado, suas peças de marketing, o conteúdo que desenvolve será bem mais assertivo, pois como se especializará em um público, colherá informações específicas no trabalho de pesquisa, saberá exatamente que tipo de linguagem, termos, ofertas, meios a se utilizar para atrair e converter o público em clientes, em vendas.

Aplicação de inbound marketing em nicho de mercado imobiliário

Focar em um público facilita a ação conhecida como inbound marketing, marketing voltado para atrair clientes e conduzi-los a jornada de compra.

Esse tipo de marketing consiste em chamar a atenção do público por meio de conteúdo que lhe desperte interesse, que lhe seja atrativo, que agregue valor, proporcione uma boa experiência.

A estratégia é associar boas experiências com a marca na memória dos visitantes, tornar a marca ou profissional referência no segmento que atua, uma autoridade no assunto, para adquirir confiança dos clientes em potencial e criar relacionamento.

Esse relacionamento gera fidelidade e interesse pelo conteúdo apresentado. Conteúdo que pode, deve, ser trocado pelo fornecimento de informações básicas de contato. Por exemplo, indicar ao visitante do blog, site, rede social a assinatura de uma newsletter para receber conteúdo de primeira ou baixar um conteúdo exclusivo ao fornecer um email ou telefone de contato.

Esses dados básicos são fundamentais para, primeiro, identificar quem são as pessoas interessadas pelo seu conteúdo, pelo seu serviço, são os clientes qualificados, em tese mais propensos a serem persuadidos para executar uma compra, portanto, valem mais a pena investir recursos e tempo nesse tipo de cliente, segundo, formar uma base de contatos e, terceiro, direcionar conteúdo de acordo com o perfil do cliente.

Por exemplo, uma pessoa que seja assinante muito antigo provavelmente não terá interesse de ler a respeito de informações básicas ou já vistas anteriormente. Um contato novo não compreenderá assuntos muito avançados ou não se sentirá atraído por uma abordagem mais incisiva para a compra de um produto, pois ainda necessita se familiarizar melhor com o produto, conhecer suas vantagens, qualidades, entender porque precisa fazer essa compra. E isso exige tempo, por isso esse processo é chamado de jornada de compra, a condução do cliente da fase de apresentação do produto e serviço, as soluções e vantagens que propõe conceder e a oferta especial para persuadir sobre a compra.

Por isso, é importante ao conseguir atrair público, obter contatos, classificá-los em que fase estão na jornada de compra e produzir e direcionar conteúdo que lhes sejam mais atraentes.

Como dito, a vantagem de se especializar em um nicho de mercado imobiliário é que a produção desse conteúdo, esse direcionamento se tornará mais simples e eficiente com o passar do tempo, se colher e fizer as observações corretas sobre o público que investe.

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