Pós-Venda: Passo a passo para manter o contato com o cliente.

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O pós-venda no ramo imobiliário é um importante instrumento de fidelização e de marketing de baixo investimento que não pode ser menosprezado.

Uma compra nunca se encerra 100% ao lavrar a escritura com o nome do comprador. Essa é uma visão defasada, que proporciona perda de oportunidades de mercado, afinal, nada impede que o comprador queira fazer uma revenda ou fazer “publicidade espontânea” quando questionado se conhece uma corretora de confiança.

E para que esse cliente possa eleger o seu trabalho como digno de merecer novamente investimentos, ou indicação, é necessário que o veja como referência por ter tido uma experiência positiva. O pós-venda no ramo imobiliário entra com essa função: proporcionar uma boa experiência, fidelizar, auxiliar em torná-lo uma referência do assunto gerando negociações futuras.

E como funciona o pós-venda no ramo imobiliário? Como é a abordagem? Que tipo de ferramentas de comunicação se utiliza? Quais os possíveis problemas que será solicitado para resolver?

Responderemos a seguir essas dúvidas sobre pós-venda no ramo imobiliário.

Possíveis problemas

Vamos começar sobre os possíveis problemas que terá que lidar ao fazer pós-venda no ramo imobiliário.

Geralmente terá que responder questões de natureza técnica-burocrática que talvez não tenham ficado inteiramente esclarecidas, questões sobre o que é ou não permitido fazer, perguntas relacionadas a existência de determinados prestadores de serviços próximo ao local ou eventuais problemas surgido nas instalações do imóvel.

Use o pós-venda para responder prontamente, de maneira honesta, esclarecendo as dúvidas e sendo pró-ativo indicando profissionais de confiança que podem resolver rapidamente os problemas apontados pelos compradores.

Abordagem

Bom senso nunca é demais e não é diferente com o pós-venda no ramo imobiliário. Tenha o cuidado de não importunar o cliente com mensagens inconvenientes ou assíduas.

Aguarde uma semana e escolha a ferramenta mais adequada ao perfil do comprador para realizar o contato em data e horário propício. O cumprimente cordialmente e pergunte se está tudo bem, se enfrenta alguma dificuldade se há algo em que possa ser útil.

Dependendo da resposta, posteriormente, peça gentilmente que faça uma avaliação sobre a corretora, o que achou de positivo e negativo. Essa resposta será muito útil para diagnosticar um padrão, compreender o que precisa ser melhorado e o que satisfaz a clientela.

Ferramentas de comunicação

Aqui se detalhará sobre as principais ferramentas utilizadas para pós-venda no ramo imobiliário.

CRM

Antes de abordar o cliente, é interessante primeiro se munir de informações a respeito do mesmo que poderão ser úteis para definir a forma de comunicação. Por exemplo: ele é ativo em redes sociais? Tem e-mail?  Prefere ligações fixas?

Essas informações servem também para antever possíveis questionamentos e elaborar estratégias de venda a partir do que foi registrado no banco de dados. Poderá consultar as eventuais preocupações que ele possa ter externado ao longo do processo de venda, a renda mensal, se é casado, se tem filhos etc.

É com esta finalidade que se usa o Costumer Relationship Managment (CRM), um gerenciador de perfis para armazenar todas as informações que julgar interessante sobre o cliente, ferramenta valiosa no pós venda no ramo imobiliário.

Cloud computing (Nuvem)

E seguindo com a lógica de armazenamento de dados para pós-venda no ramo imobiliário, é interessante utilizar os serviços de hospedagens de documentação online conhecido como cloud computing, ou Nuvem.

Com esse sistema você garante o armazenamento seguro de dados dos seus clientes evitando contratempos em caso de danificação ou furtos de equipamentos.  É também uma boa forma de se obter espaço de memória em seus dispositivos.

Na eventualidade de retornar um cliente muito antigo, tomando essa precaução, em uma rápida pesquisa no banco de dados terá acesso ao seu histórico, agilizando algumas etapas na negociação.

Redes sociais

Ferramentas de pós-venda no ramo imobiliário que deve estar familiarizado. Facebook, Whatsapp, Twitter, enfim, as mais usuais. A regra é a mesma:

  • Contatos pontuais;
  • Abordagem cordial;
  • Pró-Atividade.
  • Feedback.

As redes sociais são ferramentas excelentes para elaborar conteúdos informativos que podem ser direcionadas para determinados clientes, assim como podem ser bons medidores de resultados, pois desenvolvem métricas que avaliam o engajamento dos usuários, quem acompanha a página, quem segue, quem interage.

Informações que ajudam na elaboração de campanhas publicitárias.

E-mail marketing

O interessante do e-mail marketing como ferramenta de pós-venda no ramo imobiliário é a possibilidade de automação, que deixa esse processo muito prático, pois com ele não é necessário ter que memorizar datas de aniversário, por exemplo, já que são enviadas mensagens automáticas em datas específicas, com assuntos específicos, reforçando a lembrança da marca nos consumidores sem necessitar de grandes esforços de programação.

Conclusão

O pós-venda no ramo imobiliário é um instrumento importante de fidelização de clientes a fim de prospectar negociações futuras. O pós-venda no ramo imobiliário pode ser feito por meio de ferramentas de comunicação, como email-marketing e redes sociais, e com a utilização de gerenciador de dados, CRM, e armazenamento de documentos, cloud computing.

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