Principais Termos Imobiliários Para Corretores Iniciantes

0

Todo profissional em início de carreira precisa se inteirar sobre os jargões da área para não cometer gafes ou erros desastrosos. Para os corretores de início de carreira é importantíssimo ter conhecimento sobre os termos imobiliários mais comuns, porque serão utilizados de maneia constante.

Aqui reunimos alguns dos termos imobiliários mais usuais para que não fique boiando em reuniões ou em leituras de contratos.

Alienação fiduciária

Termo imobiliário referente a um bem móvel ou imóvel adquirido sob forma de financiamento ou consórcio. A propriedade é colocada como garantia ao credor, caso os compromissos não sejam honrados. Porém ele não poderá vender o imóvel para outro comprador enquanto a dívida está sendo paga mensalmente pelo endividado requerente do financiamento.

Apólice

Esse é um termo imobiliário recorrente que versa sobre documento emitido pela companhia de seguro declarando a prestação de serviços ao beneficiário contratante. Especifica os riscos que o contrato contempla e as regras e condições para que possa ser válido.

Capitalização de juros

O também chamado juro composto ou capitalizado. Termo imobiliário usado para se referir ao acréscimo de juros sobre o valor inicial de um bem por decorrência de inadimplência. O acréscimo também é conferido ao saldo devedor, ocasionando o cálculo de juro sobre juro.

Contrato de gaveta

Termo imobiliário que diz respeito a um acordo verbal entre duas partes confirmando o interesse de se efetuar a transação de compra e venda. Como forma de comprovar o interesse comercial dos interessados posteriormente, assinam um documento não oficial declarando o compromisso de realizar a transação, deixando o documento guardado “na gaveta”, onde será usado somente em caso de necessidade.

Aconselha-se que esse tipo de contrato seja considerado apenas nos casos em que exista total confiança entre as partes envolvidas.

DPVAT

É um seguro para Danos Pessoais de Veículos Automotores que é acionado quando os condutores ou terceiros são alvo de incidentes provocados por essa categoria de veículo. É um termo imobiliário usual pelo fato desse seguro ser obrigatório.

DCE

Termo imobiliário que é uma sigla de “Dependência Completa de Empregada”. Significa que o imóvel que apresente esse termo imobiliário em seu anúncio dispõe de um quarto e um  banheiro para empregada doméstica.

Flat

É um termo imobiliário para as propriedades que fornecem serviços de hotelaria aos condôminos, deixando a disposição, por exemplo, o uso de restaurante e lavanderia. Também disponibiliza espaço para o recebimento de hóspedes temporários.

Habite-se

Trata-se de um documento emitido pela prefeitura que determina se a construção finalizada de um imóvel está apta ou não para ser habitada. O documento é emitido após a vistoria de peritos a serviço do poder municipal que conferem se a instalação atende as normas de segurança.

ITBI

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Termo imobiliário que se refere a tributação gerada pelas legislações municipais sobre todas as transações comerciais que envolvem transferência de bens de um vendedor para o comprador. Fica a cargo do investidor cobrir o valor  da tarifa.

Loft

Termo imobiliário para modelos arquitetônicos populares nos EUA em que as casas são conhecidas por terem poucas divisões de paredes. Integram, dessa forma, os cômodos do imóvel formando espaço amplo.

Usucapião

Designação que integra o glossário de termos imobiliários e que se refere a situação em que o habitante de um imóvel, no qual não detêm escritura, passa a ter o direito de posse após anos de moradia sem contestação judiciária por parte do proprietário legítimo.

Zoneamento urbano

Termo imobiliário relacionado a legislação municipal. Toda cidade que tem mais de 20 mil habitantes é obrigada a estabelecer leis de zoneamento urbano a partir de um plano diretor. O plano diretor determina quais locais do município serão destinados a complexos industriais, comerciais  e residenciais, estipulando para cada um deles normas específicas como limites de altura e largura.

Conclusão

Foi apresentada uma breve lista de termos imobiliários a corretores iniciantes para que não sejam pegos desprevenidos ao ter contato com esses termos – que serão recorrentes ao longo das atividades típicas da profissão.

Aqui se obteve noções sobre o significado de:

  • Alienação fiduciária;
  • Apólice;
  • Capitalização de juros;
  • Contrato de gaveta;
  • DPVAT;
  • DCE;
  • Flat;
  • Habite-se;
  • ITBI;
  • Loft;
  • Usucapião;
  • Zoneamento urbano.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.